Blog - Você sabe quanto tempo do seu dia tem sido destinado para as redes sociais? Fique atento aos possíveis excessos! CEV Vestibulares

CEV Vestibulares

Blog

Você sabe quanto tempo do seu dia tem sido destinado para as redes sociais? Fique atento aos possíveis excessos!

Redes sociais são atrativas. Encurtam distâncias. Possibilitam trocas de informações e entretenimentos dos mais variados. Mas, como quase tudo na vida, quando aproveitadas em excesso, elas tendem a se tornar um grande problema, e, de modo ainda mais destacado, na vida de um vestibulando.

Logo, um gerenciamento adequado do tempo que é destinado para essas “tentações virtuais” constitui uma tarefa das mais necessárias para quem se propõe a ter uma rotina um tanto mais equilibrada e produtiva. E o bom é que, se você realmente quiser, seu próprio smartphone poderá lhe ajudar nesse controle.

Saiba como limitar o tempo destinado às redes sociais no iPhone e no Android

Para quem usa celulares da Apple essas informações (acerca do tempo gasto nas redes sociais) são bastante fáceis de serem obtidas: vá na parte de “configurações”, abra os “ajustes” e, na sequência, “tempo de uso”. Através desse procedimento você saberá detalhadamente o nível de protagonismo que o celular tem tido na sua vida.

Já o Android possui o aplicativo “Bem-estar digital” (Digital Wellbeing) que funciona de forma bem parecida com o recurso dos iPhone(s) descrito acima. Contudo ele ainda é restrito ao Pixel (smartphone do Google) e a outros poucos modelos. Caso o seu não tenha, será necessário baixar um aplicativo específico para isso. E a boa notícia é que não faltam boas opções nesse sentido. Quer uns exemplos? Então dê uma olhadinha no ActionDash, QualityTime, RescueTime, StayFree e/ou Screen Time, dentre muitos outros.

“Tem hora pra tudo”

Novamente nos deparamos aqui com aquela “palavra mágica”: equilíbrio. Você não precisa, de forma alguma, deixar de usar as redes sociais. E, sim, se sentir necessidade, dividir um tanto melhor seu tempo para que possa aumentar a produtividade em todos os outros contextos da sua vida de uma forma mais efetiva e saudável.