Blog
Você sabe quanto tempo do seu dia tem sido destinado para as redes sociais? Fique atento aos possíveis excessos!
Redes sociais são atrativas. Encurtam distâncias. Possibilitam trocas de informações e entretenimentos dos mais variados. Mas, como quase tudo na vida, quando aproveitadas em excesso, elas tendem a se tornar um grande problema, e, de modo ainda mais destacado, na vida de um vestibulando.
Logo, um gerenciamento adequado do tempo que é destinado para essas “tentações virtuais” constitui uma tarefa das mais necessárias para quem se propõe a ter uma rotina um tanto mais equilibrada e produtiva. E o bom é que, se você realmente quiser, seu próprio smartphone poderá lhe ajudar nesse controle.
Saiba como limitar o tempo destinado às redes sociais no iPhone e no Android
Para quem usa celulares da Apple essas informações (acerca do tempo gasto nas redes sociais) são bastante fáceis de serem obtidas: vá na parte de “configurações”, abra os “ajustes” e, na sequência, “tempo de uso”. Através desse procedimento você saberá detalhadamente o nível de protagonismo que o celular tem tido na sua vida.
Já o Android possui o aplicativo “Bem-estar digital” (Digital Wellbeing) que funciona de forma bem parecida com o recurso dos iPhone(s) descrito acima. Contudo ele ainda é restrito ao Pixel (smartphone do Google) e a outros poucos modelos. Caso o seu não tenha, será necessário baixar um aplicativo específico para isso. E a boa notícia é que não faltam boas opções nesse sentido. Quer uns exemplos? Então dê uma olhadinha no ActionDash, QualityTime, RescueTime, StayFree e/ou Screen Time, dentre muitos outros.
“Tem hora pra tudo”
Novamente nos deparamos aqui com aquela “palavra mágica”: equilíbrio. Você não precisa, de forma alguma, deixar de usar as redes sociais. E, sim, se sentir necessidade, dividir um tanto melhor seu tempo para que possa aumentar a produtividade em todos os outros contextos da sua vida de uma forma mais efetiva e saudável.