Blog - Você quer saber como usar a sua nota do ENEM para viabilizar sua entrada no ensino superior? O CEV Vestibulares lhe diz! CEV Vestibulares

CEV Vestibulares

Blog

Você quer saber como usar a sua nota do ENEM para viabilizar sua entrada no ensino superior? O CEV Vestibulares lhe diz!

Atenção, vestibulando! Se você ainda não sabe como usar sua nota do ENEM para entrar no ensino superior, esse post é para você. São diversas as possibilidades das quais você poderá vir a se utilizar para finalmente começar a trilhar os primeiros passos na trajetória profissional que você escolheu.

Sisu

A maioria das universidades públicas já está aderindo ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições são abertas duas vezes por ano (janeiro e junho). Para participar, o candidato deve ter feito a edição mais recente do ENEM e não ter zerado a prova de redação. A pontuação mínima para obtenção de uma das vagas disponíveis é variável de universidade para universidade.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibiliza bolsas (em instituições de ensino superior particulares) para estudantes de baixa renda que participaram do ENEM. Obviamente, quanto melhor for o desempenho obtido no ENEM, maiores são as chances de se conseguir uma bolsa. O ProUni exige um mínimo de 450 pontos na média das provas objetivas e também que a redação não tenha sido zerada para que o candidato possa efetivamente concorrer a uma das bolsas.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) possibilita um financiamento (a juros baixos) de um curso, permitindo que o estudante só comece a pagar depois de formado. É necessário que os interessados comprovem que dispõem de uma renda familiar bruta mensal de no máximo dois salários mínimos e meio por pessoa, que tenham obtido (no mínimo) 450 pontos na média das provas objetivas e que também não tenham zerado a redação do ENEM.

Mais possibilidades

Além das formas de ingresso no ensino superior já descritas, vale ressaltar que muitas universidades particulares aceitam a nota do ENEM como forma direta de acesso a uma das vagas oferecidas, e que outras instituições aceitam a nota do ENEM como parte da pontuação do vestibular tradicional realizado pela instituição.

Grande aliado

O CEV Vestibulares frequentemente realiza testes bolsa voltados para os estudantes que não conseguiram o êxito esperado na primeira tentativa. Nossas turmas de pré-vestibular contam com a melhor estrutura, com os melhores professores e com o melhor material didático (sustentado pelo padrão de qualidade oferecido pelo Sistema CEV). Então, se lhe interessar, fique sempre atento às nossas redes sociais para que você conte com o melhor suporte na busca pelas aprovações.