Blog - Você deseja produzir uma “redação nota 1000” no ENEM? Então fique por dentro do que é preciso para alcançar essa meta. CEV Vestibulares

CEV Vestibulares

Blog

Você deseja produzir uma “redação nota 1000” no ENEM? Então fique por dentro do que é preciso para alcançar essa meta.

Produzir um bom texto já é algo que, por si só, representa um grande desafio. Por isso, produzir um texto tecnicamente perfeito, de forma especial num processo seletivo tão abrangente como o do ENEM, constitui um feito dos maiores na vida de qualquer aspirante à uma vaga no ensino superior.

Além de muita prática (envolvendo escritas e reformulações constantes daquilo que é produzido), e muita leitura acerca dos assuntos mais diversos, o vestibulando precisa estar sempre atento a alguns direcionamentos específicos que podem lhes aproximar ainda mais da tão sonhada nota 1000 na redação do ENEM.

Atenção para as dicas

É fundamental que a estrutura dos textos já divulgados pelo INEP, na cartilha do participante, se torne objeto de um estudo aprofundado por parte dos alunos, e que a prática envolvendo o maior número de temas possíveis, de comprovada importância, se torne rotina na vida de cada estudante.

Nesse sentido, segundo Ana Cláudia, professora de Redação do CEV, há obstáculos que podem ser tidos como ‘mais comuns’ nessa trajetória que é tão desafiadora para todos os envolvidos no processo: “As maiores dificuldades estão ligadas aos detalhes da produção: estrutura dos parágrafos, desenvolvimento dos temas, e pequenas dúvidas no que se refere principalmente à pontuação adequada na construção do texto”, garante.

Estrutura que faz a diferença

O CEV Vestibulares busca sempre oferecer toda estrutura necessária para seus alunos no intuito de que estes possam desfrutar, com frequência, dos melhores resultados: “No CEV há um intenso trabalho de análise de textos, produção frequente e estudo de temas, além de um excelente atendimento individualizado às dificuldades do aluno. Acredito que esses elementos sejam nosso diferencial (a preocupação com cada estudante).”, acrescenta a professora.

Acredite no seu sonho

Então, “mãos à obra”! Escreva com frequência, fique por dentro do material do INEP – lendo e relendo com muita atenção as redações exemplares que lá estão – leia muito sobre todo tipo de assunto (com o intuito de aumentar tanto seu vocabulário quanto seu repertório argumentativo e não ser pego desprevenido por causa de um tema até certo ponto “inesperado” a ser abordado na prova), desenvolva uma identidade de escrita, e, por fim, tenha a certeza de que, a partir de tudo isso, você conseguirá atingir o sucesso que tanto espera e do qual é merecedor.

E aí? Curtiu? Fique sempre por dentro dos assuntos abordados em nosso blog e, se possível, compartilhe esse conteúdo para ajudar pessoas a ficarem ainda mais preparadas para os maiores vestibulares do país.