Blog - O que levar em conta na hora de montar seu cronograma de estudos? O CEV Vestibulares lhe diz. Confira! CEV Vestibulares

CEV Vestibulares

Blog

O que levar em conta na hora de montar seu cronograma de estudos? O CEV Vestibulares lhe diz. Confira!

Planejamento é fundamental na vida de qualquer vestibulando, especialmente nesses tempos de quarentena desencadeados pela pandemia da COVID-19. Então nada melhor do que você contar com umas dicas preciosas para que possa montar um cronograma de estudos adequado às suas necessidades, não é mesmo?

 Perguntas importantes

 Nesse sentido, uma das palavras-chaves desse contexto é “autoconhecimento”. Quais são as disciplinas com as quais você tem mais dificuldade? Quais são aquelas com as quais você tem mais facilidade? Você rende mais estudando de manhã, de tarde, de noite, ou não tem qualquer tipo de predileção com relação a isso? Respostas para perguntas desse tipo serão fundamentais para que seu cronograma possa ser feito da melhor maneira possível.

 Sempre busque o equilíbrio

 Vale ressaltar que esse planejamento de estudos deve incluir também momentos de descontração e relaxamento, sendo interessante levar em consideração uma mistura equilibrada entre as horas destinadas à aprendizagem e o chamado “ócio criativo” (que são formas mais qualificadas de descanso). Outras tarefas diárias que fazem parte da rotina de todos nós também devem estar previstas nele (por exemplo: horas destinadas a banhos, almoço, janta, etc).

 Mantenha o foco

É importante que você seja rígido com relação ao cumprimento dos horários estabelecidos e que as pessoas mais próximas a você tomem conhecimento acerca do seu cronograma a fim de que você não fique no prejuízo em virtude de inoportunas distrações. Outra dica: fique atento ao peso que cada disciplina tem na constituição das diferentes provas de vestibular que você vai enfrentar. Isso também será relevante para que você possa elencar da melhor forma quais áreas do conhecimento devem ser priorizadas, obtendo assim um roteiro que terá tudo para ser dos mais eficientes (se for cumprido à risca, claro).

No mais, siga firma com seus propósitos e busque tranquilizar sua mente no transcorrer desse processo. Todo esforço é recompensado e com você não será diferente. Acredite!