Blog - O que fazer diante dos adiamentos das provas de vestibulares? Se ligue nas dicas que o CEV Vestibulares pode lhe dar quanto a isso. CEV Vestibulares

CEV Vestibulares

Blog

O que fazer diante dos adiamentos das provas de vestibulares? Se ligue nas dicas que o CEV Vestibulares pode lhe dar quanto a isso.

Em virtude da pandemia desencadeada pela proliferação do novo coronavírus, muitos vestibulares tiveram que ser adiados em todo país, aumentando ainda mais a ansiedade dos vestibulandos e gerando uma atmosfera carregada de incertezas.

Nesse sentido, mais do que nunca, além da busca pela otimização nos estudos, se faz também necessária a busca por quaisquer atividades que possam contribuir de alguma forma para manutenção do seu bem-estar físico, mental e espiritual. Como não poderia deixar de ser, equilíbrio é novamente a palavra-chave num contexto tão desafiador quanto este que todos nós estamos vivendo.

Reserve um tempo para meditar, fazer algum tipo de exercício físico, escutar músicas, ver filmes e séries (de preferência aqueles que possam lhe dar uma “injeção de ânimo”). Fazer chamadas de vídeo com pessoas que você ama e que há tempos não vê de perto também é uma ótima opção. O importante é que as atividades escolhidas reforcem ao máximo o conceito e a importância do autocuidado na sua mente e no seu coração.

E quanto aos estudos?

É importante que possamos sempre enxergar o lado positivo dos fatos, mesmo quando estes são em grande parte ruins, não é mesmo? Então que tal você aproveitar esse tempo maior para elaborar um cronograma estendido de estudos que possa contemplar de forma mais profunda algumas das suas maiores dificuldades? Faça exercícios novos, mergulhe firme nos universos teóricos a respeito dessas disciplinas que lhe soam mais difíceis e fique ainda mais preparado para o que virá pela frente.

Novas realidades

Além disso, outras adaptações devem ser feitas na sua rotina diante dos livros: por causa da pandemia, alguns processos seletivos importantes sofreram algumas alterações nos seus respectivos formatos, e o quanto antes você se familiarizar com essas mudanças, menores serão as chances de surpresas desagradáveis virem à tona na hora das provas.    

Alguns dos processos que eram realizados em dia único, por exemplo, passarão a ser realizados em dois dias. Em alguns haverá uma redução no número de questões, bem como do tempo destinado para resolução das avaliações. Dessa forma, o ideal é que o você possa dedicar-se também à prática de simulados que sejam compatíveis com essas alterações. Isso tudo poderá fazer toda diferença na sua preparação.