Blog - Dicas para quem vai enfrentar o vestibular pela primeira vez CEV Vestibulares

CEV Vestibulares

Blog

Dicas para quem vai enfrentar o vestibular pela primeira vez

Atenção, vestibulando (a)! Nesse ano você vai se deparar com sua primeira oportunidade (propriamente dita) de encarar o tão temido vestibular, não é mesmo? Mas calma. Nós do CEV Vestibulares elaboramos algumas dicas preciosas para que você não deixe fatores como nervosismo e ansiedade dominarem as suas ações, e, consequentemente, o seu processo de preparação.

Planejamento é fundamental

Depois de definir a área e o curso sobre os quais você irá desenvolver sua vida profissional, é hora de se organizar (especialmente nessa época tão difícil que vem sendo pautada pelo isolamento social). Estabeleça um cronograma, algo que seja realmente viável de ser seguido à risca. Coloque nele alguns intervalos estratégicos. E, claro, priorize aquelas disciplinas com as quais você costuma ter mais dificuldade.

Teoria aliada à prática

O domínio das matérias no âmbito teórico é sempre muito importante. Contudo se faz mais do que necessário que todo conteúdo possa ser trabalhado também de forma prática. Resolva o maior número de exercícios possíveis, com diferentes graus de complexidade. Busque provas de vestibulares antigas (em especial as do ENEM) e resolva-as dando seu melhor. A parceria feita entre esses dois parâmetros irá otimizar por completo seu processo de fixação dos conhecimentos, lhe tornando capacitado (a) para lidar com qualquer tipo de processo seletivo.

Esteja ligado (a) nos temas mais variados

Lide com o máximo de temas que você puder. Informe-se, veja noticiários, diferentes pontos de vista. Isso tudo fará com que você reforce por demais seu repertório argumentativo e possa destacar-se ainda mais (especialmente numa disciplina que costuma ser uma espécie de “bicho-papão” para muitos vestibulandos (as) como é o caso da Redação). 

Equilíbrio é outra peça-chave

Não, sua vida de agora em diante não vai se resumir aos livros, aos exercícios, às aulas. É também muito importante que você entenda que momentos de descontração e relaxamento também devem ser partes imprescindíveis da sua preparação para o vestibular. Fortaleça sua mente, faça exercícios físicos, lide um tanto mais com uma (ou mais) práticas terapêuticas (como a meditação), veja um filme, namore, ouça uma música, escreva um poema, enfim... dedique-se nas horas mais apropriadas a quaisquer atividades que alimentem sua motivação diante dos sonhos que você deseja realizar.

E aí, curtiu? Esse é sim um ano bastante desafiador, mas com seu esforço e todo apoio que sempre lhe oferecemos você vai mandar muito bem nessa jornada. Acredite!