Blog - Atenção, vestibulando (a): O MEC divulgou as datas de inscrição do SISU, do PROUNI e do FIES. Confira! CEV Vestibulares

CEV Vestibulares

Blog

Atenção, vestibulando (a): O MEC divulgou as datas de inscrição do SISU, do PROUNI e do FIES. Confira!

Atenção, vestibulando (a)! O Ministério da Educação (MEC) divulgou na segunda-feira, 11, as datas de inscrição do SISU, do PROUNI e do FIES para o 2º semestre de 2020. Os três programas em questão levam em conta a nota obtida pelo candidato (a) no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a fim de definir quem terá a oportunidade de ingressar no tão sonhado ensino superior (que, por sua vez, diz respeito às vagas oferecidas tanto por instituições públicas, quanto privadas de ensino). 

Fique ligado (a) nos prazos

O SISU terá inscrições abertas do dia 16 de junho até o dia 19 de junho (até às 23h59). Podem participar desse programa os candidatos que fizeram o ENEM em 2019 e que não zeraram a prova de redação. Já as inscrições visando o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) poderão ser feitas do dia 23 de junho até o dia 26 de junho (até às 23h59). Os critérios de avaliação para acesso às vagas reservadas ao PROUNI levam em conta o rendimento do candidato (a) no ENEM bem como uma avaliação da renda familiar do mesmo (uma vez que que essa possibilidade é voltada para candidatos (as) oriundos de famílias de baixa renda).  Vale ressaltar que o PROUNI oferece bolsas de estudos (parciais e integrais) em cursos de graduação e em cursos sequenciais de formação específica de instituições privadas. 

Por fim, há também o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) por meio do qual o estudante pode dispor de um financiamento para cursar o ensino superior em alguma universidade privada. As inscrições vão de 30 de junho até o dia 03 de julho (até às 23h59). Candidatos que sejam oriundos de família com renda mensal de até 3 salários mínimos poderão desfrutar do financiamento com zero de juros. Já os candidatos que vêm de família com renda mensal de até 5 salários mínimos serão enquadrados numa outra categoria, denominada de P-FIES.

Motive-se cada vez mais

O momento pelo qual todos nós estamos passando não é nada fácil. Mas ele vai passar. E quando isso acontecer você precisa estar preparado para dar seguimento ao sonho da sua aprovação. A palavra-chave é “equilíbrio”. Relaxe, descontraia-se, e, sempre que possível, de forma flexível e dinâmica, estude. O CEV Vestibulares, em breve, há de estar novamente de portas abertas para você.