Blog
Atenção estudantes CEV! Fiquem por dentro das dicas sobre alguns dos temas que podem ser cobrados na Redação do ENEM!
Sempre que o ENEM se aproxima é comum que estudantes e professores tentem descobrir, com o maior grau de exatidão possível, os temas a serem explorados na Redação. Nesse sentido, algumas dicas podem ser de grande utilidade para que esse processo de descoberta se faça algo, de fato, proveitoso e eficiente, tornando menos difícil a conquista da aprovação por parte dos vestibulandos.
Pontos a serem considerados
É muito importante que os estudantes façam um levantamento dos temas já explorados ao longo dos anos, a fim de que possam identificar padrões ou tendências. Por exemplo, é do conhecimento geral que as provas de Redação do ENEM costumam abordar questões focadas no Brasil, que tenham relação com o contexto social/ambiental do nosso território e que, de alguma maneira, possam ser associadas aos Direitos Humanos.
Partindo-se dessa base de informações já é possível, assim, que algumas opções sejam consideradas, tais como as que a professora de Redação do CEV Colégio, Patrícia Lima (que já acertou o tema por algumas vezes), levou em conta:
- Os desafios para doação de sangue no Brasil
- Os desafios para doação de órgãos no Brasil.
- Gestão de resíduos na atual sociedade brasileira.
- A questão indígena na atual sociedade brasileira.
- A problemática dos sem-teto no Brasil.
Mas, atenção! Leitura e prática são fundamentais!
É isso aí, vestibulandos! Por mais que seja importante esse “corre-corre” atrás dos possíveis temas a serem explorados na Redação do ENEM, nada substitui a leitura e a prática quando se tem essa disciplina como foco. Estar por dentro de tudo que está acontecendo no Brasil de mais importante na atualidade, tomar conhecimento de diferentes abordagens e pontos de vista sobre um mesmo assunto, potencializar seu próprio senso crítico a respeito dos mesmos, buscar referenciais históricos que possam dar sustentação aos seus argumentos, e.… escrever, escrever e escrever são iniciativas que farão total diferença na hora da prova, conforme assegura Patrícia: “Para elaborar um bom texto é preciso adquirir o hábito da leitura. Segundo o educador Paulo Freire, a leitura de mundo antecede a leitura da palavra. Dessa forma, é preciso, por meio da leitura, conhecer os assuntos em debate no mundo e, a partir disso, elaborar uma tese, ou seja, um ponto de vista. Outro aspecto importante é a utilização de estratégias argumentativas diversas (exemplo, dados estatísticos, comparação, depoimentos de especialistas no assunto, alusão histórica) para melhor fundamentar a tese. Além disso, a escritura e a reescritura devem ser semanais”. Então, fiquem ligados! A melhor preparação é a garantia de que, independente do tema a ser trabalhado, um texto de enorme qualidade virá à tona, podendo o mesmo ser determinante para sua aprovação!