Acontece no CEV - Que tal uma dica de leitura para os fins de semana? CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

Que tal uma dica de leitura para os fins de semana?

Para incentivar a leitura entre nossos estudantes, criamos uma série de publicações em nossas redes sociais Instagram e Facebook com sugestões vindas dos próprios aprendentes. A ideia é estimular o gosto pela literatura, assim como, quem sabe o surgimento de novos escritores. Além do trabalho didático realizado em sala de aula por nossos professores de linguagens, todo sábado uma novidade do mundo dos livros é apresentada aos alunos nas redes sociais. São histórias divertidas da literatura brasileira e mundial apropriadas para a faixa etária dos estudantes.

Para a professora de literatura Ravena Monteiro, das turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, incentivar a leitura nos dias de hoje se tornou mais difícil justamente por conta das redes sociais, que em sua opinião provocam dispersão nos estudantes. No entanto, quando as redes são utilizadas como ponte para o mundo da literatura agregamos valores positivos ao mundo tecnológico. “Se soubermos, através das redes sociais, trazer o estudante para a literatura, estaremos o auxiliando não só no enriquecimento do vocabulário como também na afinação da escrita, fundamental para a produção de boas redações. Quando se tem a união entre leitura, literatura e tecnologia, abrimos para eles um mundo vasto de conhecimento. Provocar neles a interação e o questionamento os torna leitores críticos, capazes de discutir e aprimorarem seu repertório cultural. Ler é uma viagem a todas as culturas e saberes, em épocas diferentes, sem sair do mesmo século” afirma a educadora.

Abaixo, um pouco das dicas de leitura que nossos aprendentes já deram em nossas redes:

“A guerra dos Consoles”, de Blacke J. Harris, foi a dica do Eduardo Neto! O livro conta os detalhes das investidas do autor, dono da empresa Sega, para tentar desbancar a rival Nintendo. Ao descrever o embate, Harris explica como evoluíram o visual, o espírito e a dinâmica de parte dos jogos mais importantes de hoje.

Um dos clássicos da literatura do século XX, o livro “Coração das Trevas” de Joseph Conrad narra a história de Marlowe, na selva africana, que tem como objetivo resgatar Kurtz, um comprador de marfim cujos métodos acabam por se revelar inadequados para a empresa mercantil que o contratou. Essa é a dica de leitura do estudante Jardel Soares.

Mais uma super dica de leitura foi a da querida Alice. “O assassinato e outras histórias”, de Anton Tchekhov, conta histórias cotidianas da vida russa no final do século XIX e é uma leitura envolvente.

A dica de leitura para o fim de semana do aluno Vinícius Moura foi a obra do autor piauiense Leonardo Silva, “O enigma de Ofir”. O livro narra a história de Theodore Carter, um jovem que desde sempre se vê perseguido por inúmeras crises existenciais. Todavia, sua realidade está prestes a mudar radicalmente, como um passe de mágica.