Acontece no CEV - Projeto desperta estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio para temas da saúde mental CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

Projeto desperta estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio para temas da saúde mental

O Encontro Conviver e Você é uma atividade do Projeto Conviver, que foi idealizado pela equipe da Coordenação de Disciplina e Rendimento - CDR com a parceria do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica - SOEP, e se destaca por reunir os aprendentes em encontros on-line, duas vezes por semana, mediados por duas psicólogas, para debater temas relevantes que possibilitem o desenvolvimento de habilidades como autocontrole, empatia, resiliência, autoconhecimento e determinação por parte dos estudantes, ajudando-os a tomar decisões mais conscientes e saudáveis no seu dia a dia. Assim como, fornecendo ferramentas para que os alunos passem por este momento de isolamento social da melhor forma possível.

Direcionado ao público do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) e do Ensino Médio (1° ao 3° ano), o Encontro acontece às terças e quintas-feiras pela plataforma do Google Meet e tem boa adesão por parte dos adolescentes, que fazem questão de opinar e interagir, seja por vídeo ou através do chat. “O Conviver e Você é muito mais que um encontro de alunos, é um encontro e reencontro de pessoas e amigos, um espaço de trocas, e em cada momento é possibilitada a escuta, o acolhimento e a vivência de muitas emoções, a gente percebe a emoção e a alegria deles em poder reencontrar o outro e partilhar suas histórias, suas vivências, expectativas e sonhos”, afirma a psicóloga Lígia Dantas, uma das mediadoras da ação.

Para Igor de Oliveira, aluno do 6° ano, o projeto vem trazendo diversos benefícios para ele e sua família, principalmente neste período de isolamento. “Tá sendo muito bom esse projeto, tá me ajudando muito no meu dia a dia, na convivência com a minha família, meu comportamento já melhorou muito. Então, está sendo muito bom, mudou muita coisa aqui na família e em mim mesmo”, explica o estudante que tem 11 anos.

A psicóloga Maria dos Milagres, que também acompanha os jovens durante os encontros, frisa que o projeto tem servido também como fonte de ajuda frente às dificuldades apresentadas pelos alunos, tais como, a timidez.  “O Encontro também possibilita o desenvolvimento de habilidades importantes no âmbito social, para que eles possam construir relações intra e interpessoais mais saudáveis, sendo autores e protagonistas da própria história”.