Acontece no CEV - Nesse Enem, sai na frente quem se preparou o ano inteiro CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

Nesse Enem, sai na frente quem se preparou o ano inteiro

Frio na barriga, mãos suadas e muitas expectativas. Serão assim os domingos 13 e 20 de novembro para mais de 3 milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa é a principal porta de entrada para instituições de ensino superior de todo o país.

O cenário de teste é melhor para quem se preparou, como o Pedro Gustavo, aluno do CEV Vestibulares / CPC. Animado com a chegada das provas, Pedro cumpriu a programação de estudos que planejou com os professores no início do ano. Também participou das revisões do Enem On Fire, uma maratona de resolução de questões com um típico clima de descontração e aprendizagem  do time de professores CEV.

“Mesmo sendo um ritmo intenso de estudo, a gente não cansa, porque os professores sabem passar a motivação que precisamos, principalmente nesse momento de reta final. Um ponto de destaque, que faço questão de elogiar, é o material utilizado nas revisões, questões muito boas, tudo preparado para nos dar mais segurança”, disse o estudante.

A professora de redação, Fernanda Castro, conta que os alunos são preparados para desenvolver um bom texto independente da temática. Segundo ela, o segredo é estudar a estrutura da redação, incluindo os elementos em seus devidos lugares. “Preparamos nossos alunos durante todo o ano para argumentação em um texto coerente, sem ter medo do tema. Porém, também treinamos as principais hipóteses de assunto, ampliando seus repertórios. Cabeça fria e confiança são as dicas de ouro”, pontua Fernanda.

Foi isso que disse a Vitória Castro, aluna CEV que ficou entre os três piauienses nota 1000 na redação do Enem em 2019. “Quando me deparei com o tema não fiquei nervosa, porque eu sabia que tinha repertório suficiente para discorrer sobre o assunto”, revelou Vitória.

Disparada a que mais aprova

Confiante mais uma vez nos resultados dos seus alunos, a equipe do CEV já planeja a comemoração com as famílias. Todos os anos, o colégio monta uma caravana itinerante que passa na casa de alguns aprovados no Enem. É sempre festa, lágrimas e muitos agradecimentos. Lado a lado, pais e professores, aplaudem a conquista dos seus pupilos, que logo seguem dando mais orgulho em suas áreas profissionais.

A confiança da equipe não é à toa. O CEV Vestibulares sempre aprova em todos os estados brasileiros. No último Enem, foram 700 aprovações em 80 instituições públicas de ensino, principalmente nos cursos de medicina, direito e engenharias. Desse total, 165 eram estudantes do 3º ano do Ensino Médio, mostrando como o ciclo de preparação é parte indissociável da rotina escolar.

Em 2022, o CEV traz o título de escola que mais aprova no Piauí, com 350 estudantes ingressando na UFPI, IFPI, UESPI e UFDPar, sendo 15 classificações em 1º lugar.

O dia da prova

No primeiro domingo, as questões são relacionadas à linguagens e ciências humanas, além da redação. O segundo domingo é dedicado a matemática e ciências da natureza. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h, para início às 13h30. Lembrando que é necessário levar RG ou outro documento oficial com foto, sendo proibido o uso de dispositivos que recebam imagens, vídeos ou mensagens.