Acontece no CEV - Estudante CEV é selecionado para participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

Estudante CEV é selecionado para participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Lucas Gondim, de 18 anos, foi um dos 78 selecionados em todo o país para participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020, da Câmara dos Deputados. O jovem acompanhará a jornada de simulação parlamentar em Brasília (DF), prevista para ocorrer de 11 a 14 de maio de 2021, onde os estudantes vivenciarão o trabalho dos deputados federais. Estudante CEV desde o Ensino Fundamental, Lucas ganhou também o prêmio de primeiro colocado no Concurso de Redação da mesma instituição, em setembro do ano passado.

“Sempre fui muito participativo em olimpíadas, concursos, em competições desse estilo. No ano passado, tive o conhecimento da existência do Parlamento Jovem Brasileiro e, como sempre fui muito interessado nesses programas, decidi participar e enviei meu projeto. No entanto, só cheguei até a fase estadual. Agora em 2020, tentei novamente e dessa vez fui selecionado em todas as etapas”, explica Lucas.

Para participar do Programa, os estudantes do Ensino Médio precisam elaborar um projeto de lei, sugerindo possíveis alternativas a problemas vivenciados por sua comunidade. O processo de seleção é realizado pelas Secretarias de Educação de cada estado e pela Câmara dos Deputados. No Piauí, apenas dois alunos foram selecionados para a jornada. Lucas desenvolveu um projeto que envolve a área de administração pública e a economia, que consiste em permitir que os parlamentares possam destinar o dinheiro economizado por eles, da verba de gabinete, durante o mandato, para aplicação de emendas parlamentares.

“É evidente que existem muitos privilégios no poder legislativo, além de gastos desnecessários, e meu projeto traz uma maneira de mudar essa realidade, incentivando que os parlamentares economizem mais o dinheiro público, no sentido de utilizar esse dinheiro para aplicar em emendas que beneficiem áreas essenciais para a população como saúde, segurança pública e educação”, frisa o estudante.

O programa tem como objetivo aumentar o engajamento dos estudantes nos processos democráticos através da participação de uma simulação das atividades da Câmara dos Deputados. Com sua participação, Lucas pretende conhecer de forma mais aprofundada o processo legislativo e utilizar o conhecimento adquirido para também estimular outras pessoas a participarem da política de maneira mais ativa.