Acontece no CEV - Ensino remoto! As vantagens da aula online em tempos de isolamento CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

Ensino remoto! As vantagens da aula online em tempos de isolamento

Ficar em casa não é sinônimo de ficar parado! Não para os estudantes do Sistema CEV que a partir do dia 1 de abril voltarão a sua rotina de estudos, através do ensino online. Em tempos de isolamento social, provocado pela pandemia de coronavirus, e necessário para frear a disseminação da doença pelo mundo, ficar sem estudar não é uma opção. Capacitados e com toda a estrutura necessária, a equipe de professores do Sistema CEV prepara a retomada das aulas e destacamos aqui os diferenciais e as vantagens do estudo remoto.

“O momento nos obriga a pensar diferente e a fazer diferente do que vínhamos fazendo, nos levando a buscar estratégias para que o aproveitamento das aulas seja o mesmo da aula presencial, quiçá melhor. A geração atual de aprendentes já está mergulhada em tecnologias e lida com essa realidade de forma natural. Há um maior uso de ferramentas e recursos digitais que estimula que o aluno se torne protagonista no processo de aprendizagem, com a mediação do professor”, frisa Teixeira Neto, diretor pedagógico do Sistema CEV.

O diretor destaca também o maior aproveitamento do tempo nessa modalidade. “O nível de atenção na sala virtual possibilita um aproveitamento maior do tempo da aula, sendo necessário apenas 63% do tempo regular de uma aula para obter um mesmo aproveitamento de uma aula presencial”.

O estudante tem também a possibilidade de acessar um maior número de ferramentas digitais como imagens, vídeos, GIF’s e app’s que fazem com que o aluno possa perceber na prática a aplicação do conteúdo visto na aula, fazendo com que a aprendizagem efetiva seja ainda maior.

“Além disso, o educador repensa alguns tipos de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de outras competências como autogestão, organização, planejamento, proatividade, empreendedorismo e iniciativa. A busca por novos métodos faz com que o profissional se atualize e aprimore a sua aula”, finaliza Teixeira.

Abaixo, algumas das vantagens do ensino remoto Sistema CEV:

1. Maior aproveitamento do tempo e do conteúdo

Com início das aulas tendo sido feito de modo presencial, a continuidade de modo online não prejudicará o aproveitamento do conteúdo abordado, pelo contrário, a par de todas as ferramentas e conhecendo o Sistema CEV de ensino, o aluno poderá absorver o conteúdo de forma mais ágil e direta, tendo assim também um ótimo aproveitamento do tempo;

2. Mais flexibilidade e autonomia ao estudante

A aula remota proporciona maior autonomia ao estudante, pois ele tem mais independência para consumir o conteúdo disponibilizado. Assim, o estudante assume uma postura proativa, critica e engajada no seu próprio processo de formação. Podendo explorar o assunto abordado de uma forma mais ampla ele se torna um membro ativo no processo de ensino/aprendizagem, facilitando também para o professor a compreensão das suas possíveis dificuldades;

3. Qualidade na absorção do conhecimento

Com a distribuição do conteúdo para o estudo individual, o estudante tende a acumular mais conhecimento, resultando em mais questionamentos acerca do conteúdo estudado. Com a autonomia que a aula remota oferece, o aprendente tem também mais liberdade para um maior aprofundamento nas pesquisas do que interessa a cada um, trazendo novas possibilidades e enriquecendo o aprendizado;

 4. Participação ativa através da Plataforma CEV Ativo

Já faz parte da metodologia CEV incentivar o estudante a ser um agente ativo da própria educação, com o ensino remoto essa característica se intensifica a medida que o aluno poderá definir suas próprias prioridades em relação ao conteúdo que irá absorver. Os quizes, que já são tradicionais ao final de aula, continuarão sendo realizados pela plataforma do CEV Ativo, como forma de auxiliar na avaliação do aprendizado do estudante sobre os conteúdos passados no dia.

5. Dúvidas? Chats com participação de professores e mentores online podem ajudar!

Links de chats serão disponibilizados para os estudantes que tiverem alguma dúvida em relação ao conteúdo e, além disso, no contra turno das aulas, serão realizadas também as monitorias online. Facilitando ainda mais o entendimento das disciplinas estudadas.