Acontece no CEV - Enem 2019: estudante fala sobre os desafios da escolha profissional durante o Ensino Médio CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

Enem 2019: estudante fala sobre os desafios da escolha profissional durante o Ensino Médio

Nos dias 3 e 10 de novembro deste ano acontece mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2019. A proximidade das provas desperta nos estudantes ainda mais ansiedade, já que o ano foi todo dedicado aos estudos esperando por este momento. Outra questão que aflige os aprendentes durante esse processo é a tomada de decisão em relação a que carreira seguir. Quais são as afinidades de cada um e como está o mercado de trabalho, são as principais dúvidas.

Para ajudar nesse difícil momento, o CEV Colégio realiza, todos os anos, o Painel de Profissões – evento interativo idealizado pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicológica – SOEP, que promove o contato dos alunos do 3º ano do Ensino Médio com os mais diversos profissionais e suas realidades. Em 2019, o Painel trouxe mais de 25 palestrantes, 14 oficinas, entre elas Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Direito, Administração, Engenharia de Software, Gastronomia e Arqueologia, além de palestra motivacional.

É uma oportunidade de apresentar aos estudantes as diversas possibilidades do mercado de trabalho, como funcionam algumas profissões e o dia a dia desses profissionais. e realizado pelo setor de Eventos da escola, o Painel de Profissões foi pensado para proporcionar aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio uma visão mais ampla das diversas profissões existentes e fazer com que esse momento de escolha da carreira aconteça de forma tranquila.

Para André Delmonde, 19, ex aprendente CEV e futuro estudante de Engenharia de Software do Instituo Superior de Ensino – iCEV, o Painel de Profissões foi um divisor de águas. Ele, que já tinha afinidade com a engenharia, ainda não havia decidido que caminho seguir dentro da área, dividido entre Engenharia de Software e Engenharia Elétrica. “Eu sempre gostei muito de computadores e queria trabalhar nessa área, mas foi no Painel que pude tirar muitas dúvidas sobre esses dois seguimentos. Me ajudou muito a conhecer melhor cada um e a tomar a decisão final”, afirma.

Entre uma palestra e outra, os estudantes que participam das atividades do Painel também podem interagir com os profissionais e saber mais sobre cada área no Pátio Interativo, ambiente com stands de diversas faculdades de Teresina, com demonstrativos de cada curso ofertado e o perfil dessas instituições. Colaborando para uma escolha mais acertada também no que diz respeito à instituição que ofereça o que o estudante realmente procura.

O estudante acrescenta ainda que todo mundo que passa por esse processo tem dúvidas em relação ao que cursar e a importância do Painel está justamente em mostrar as diversas possibilidades que existem. “Eu acredito que todo mundo tem dúvidas com relação ao que cursar e o projeto nos ajuda a sanar essas dúvidas e a descobrir novas profissões, mostrando carga-horárias, mercado de trabalho, dia a dia, especialidades e, até mesmo, achar uma instituição que te proporcione uma melhor experiência”.

André é o primeiro aluno matriculado no curso de Engenharia de Software do iCEV – Instituto de Ensino Superior. Pioneiro, o instituto é a primeira IES a oferecer o curso no Piauí, que já vem com aprovação do MEC. “Escolhi o iCEV porque é uma faculdade que em todos os cursos oferece a melhor estrutura, além de ser muito atenciosa com os alunos ainda possui diversos projetos como o The Hub (incubadora de startups)”, frisa o calouro que, ao se formar, pretende fazer especialização fora do país na área de desenvolvimento de software.