Acontece no CEV - CEV Lab inicia cursos Maker no próximo dia 25 CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

CEV Lab inicia cursos Maker no próximo dia 25

Com o intuito de desenvolver no estudante a capacidade de identificar, mapear e solucionar problemas de forma criativa e inovadora, o CEV Lab preparou o Curso Maker. Com início no próximo dia 25 de março, o curso pretende também fomentar o domínio de softwares de prototipagem digital e modelagem 3D e terá a duração de oito meses (64h/a). As aulas serão realizadas no laboratório maker, na Unidade Kennedy, às quartas-feiras, das 15h às 17h para a Turma 1, e das 17h30 às 19h30 para a Turma 2. Cada turma contará com 20 alunos, sendo 5 pessoas por bancada.

Andressa Andrade, que coordena o CEV Lab, será a facilitadora do curso. Segundo ela, a a intenção consiste em estimular as habilidades cognitivas dos alunos para que compreendam com a prática "mão na massa" temáticas vistas em sala de aula e em seus cotidianos, através de atividades que visam despertar o lado "maker" (expressão do inglês que significa 'fazedor, 'criador') em cada um deles. “Alinhado a isso, os alunos serão capazes de se tornar protagonistas do processo criativo tirando suas ideias do papel de forma criativa e dinâmica, num espaço que fomenta uma aprendizagem ativa alinhada com as novas tecnologias, empreendedorismo e profissões do futuro, bem como a formação de jovens resilientes, desenvoltos e com uma visão de mundo mais humana”, explica a coordenadora. 

O estudante participante terá direito a um e-book com atividades e desafios sobre o conteúdo visto, materiais e protótipos criados em sala para a prática e todo o material e insumos necessários para desenvolvimento das atividades durante o curso. O laboratório possui toda a estrutura necessária para um ótimo proveito do curso: impressora 3D, cortadora a laser, componentes de eletrônica, programação e ferramentas de prototipagem ativa, reforçando o aprendizado através da prática. Além disso, ao final do curso, o aluno receberá um certificado de participação.

Sobre o crescimento do segmento no mercado de trabalho, a profissional explica que as vertentes tecnológicas são de fato de suma importância na evolução da atual geração e cada vez mais o mercado de trabalho vai absorver todo esse potencial, com novos espaços de trabalho que trazem em si ideias de colaboração entre a equipe, empreendedorismo aguçado, dinamicidade dos processos e celeridade no desenvolvimento de soluções palpáveis com o auxílio da tecnologia. “Temáticas como fabricação digital, prototipagem, programação e robótica e fabricação digital/prototipagem já são expertises cotadas a fazer parte dos profissionais da atualidade, e ter a oportunidade de desenvolver tais habilidades nos alunos de forma antecipada, só enriquece ainda mais as qualidades dos jovens que estamos formando”. 

Tendo como público alvo os estudantes do 9º Ano do Fundamental e do 1º Ano do Ensino Médio do CEV Colégio, o curso pretende também ajudar na compreensão de conteúdo de diversas áreas do conhecimento (humanas, exatas e natureza), melhorar o entendimento de conteúdos teóricos por meio da prática, desenvolver habilidades cognitivas, identificar aptidões profissionais com o manuseio de técnicas e ferramentas tecnológicas, desenvolver o empreendedorismo, a liderança e a capacidade colaborativa, além de ensinar os fundamentos de programação.

“As temáticas de fabricação digital e robótica são super importantes na formação dos alunos enquanto pessoas e futuros profissionais, pois as mesmas tem o potencial de desenvolver seres humanos mais preparados pros desafios do mercado de trabalho e ao longo da vida, o que irá diferenciar totalmente na melhoria de qualidades, competências e do mindset dos mesmos quando comparados aos demais cidadãos da sociedade”, finaliza Andressa. 

As matrículas podem ser efetuadas em qualquer uma das centrais de matrículas das Unidades CEV.