Acontece no CEV - CEV Colégio: o incentivo ao esporte que cria grandes campeões CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

CEV Colégio: o incentivo ao esporte que cria grandes campeões

João Otávio é um colecionador de medalhas! Estudante do 7º Ano na unidade Kennedy, ele vem se dedicando à natação desde os oito anos de idade e hoje, com 13, já soma dezenas de campeonatos, vitórias e superações. Recentemente trouxe para casa mais quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, após sua excelente participação no Campeonato Norte e Nordeste de Natação, em São Luís, Maranhão. 

Com treinamento de atleta, João nada todos os dias no Clube dos Tenentes e Soldados, com a orientação do seu técnico Paulo Victor e com o incentivo do pai, o professor de educação física, Josiel Paixão, que é quem o acompanha em todas as competições. “O Piauí e o Brasil estão cheios de atletas, é preciso incentivá-los. O esporte pode ser a salvação para vários jovens e as escolas são nascedouros desses atletas, é com apoio através de bolsas, o incentivo à participação em olimpíadas, investindo também nos estudos desses jovens, que fazem grandes cidadãos”, afirma Josiel.  

Graças a sua disciplina e dedicação, João atualmente é especialista em provas curtas, de 50 a 100 metros, com grande facilidade nas categorias nado livre, costas e borboleta e já participou de competições em várias cidades do Norte e Nordeste, como Manaus, Natal, Sergipe, Fortaleza e  São Luís. Em todos esses anos, o estudante vem acumulando cerca de 109 medalhas, se tornou um dos principais atletas na categoria Petiz 2 do Nordeste, está em terceiro lugar geral no Brasil nos nados 50 e 100 metros livres, é o sexto lugar nos 50 metros nado borboleta e o quinto nos 50 e 100 metros nado costas.

O esporte que forma cidadãos do mundo

O CEV Colégio sempre incentivou seus estudantes à prática esportiva. No ensino infantil conta com a escolinha de judô, do Infantil III até o 3º ano do Fundamental. As crianças têm aulas no contraturno e são incentivadas a participar de todas as competições da Federação de Judô do Piauí. Já os alunos do Fundamental Maior e Ensino Médio, além das aulas de educação física, podem fazer parte das  seleções esportivas do colégio. São times de futsal, handebol e vôlei (masculino e feminino) e que também competem nas seletivas do calendário escolar e nos campeonatos brasileiros pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar -  CBDE. 

Gabriela Sousa, coordenadora de educação física, afirma que é grande a expectativa pelo retorno das atividades esportivas, tanto pelos estudantes quanto pelos professores. “Nós temos perspectivas para ir voltando aos poucos com nossas seleções, obviamente, se tudo estiver bem e obedecendo a todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde”, frisa. 

A coordenadora reforça ainda a importância da prática de atividades físicas, que envolve não apenas a melhoria da saúde física, mas vários outros aspectos do indivíduo. “A prática esportiva melhora, além do condicionamento físico, das habilidades motoras, o lado cognitivo, afetivo e social do aluno. O esporte vai trabalhar todas as habilidades socioemocionais, como por exemplo a lidar com as frustrações, o saber perder e ganhar, saber onde precisa melhorar, aprender sobre disciplina, persistência. Requisitos importantes também nos estudos e na construção de um cidadão melhor para o futuro”.