Acontece no CEV - CEV Ativo: método de acompanhamento diário auxilia na avaliação do aprendizado CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

CEV Ativo: método de acompanhamento diário auxilia na avaliação do aprendizado

O CEV Ativo foi implantado no ano de 2017, inicialmente nas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, como projeto experimental. Hoje, já faz parte da rotina de alunos do 6º ano ao pré-vestibular e vem proporcionando resultados expressivos no aprendizado dos estudantes, além de mudanças positivas nas metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores. O CEV Ativo é uma plataforma de aprendizagem que promove uma aprendizagem mais ativa dos estudantes através de ferramentas tecnológicas, com destaque para os quizzes obrigatórios a serem aplicados aos finais de todas as aulas. Abaixo, esclarecemos algumas das principais dúvidas sobre a ferramenta.

- O que é o projeto?

O Sistema Evolutivo de Aprendizagem (S.E.A.) ou CEV Ativo é o acompanhamento do ensino/aprendizagem a cada aula por intermédio de questões previamente formuladas pelo professor e acessadas pelo aluno por meio de um tablet.

- O que ele proporciona?

O projeto permite a construção de um diagnóstico do aprendizado do estudante ao longo do ano e se ele tem dificuldades em alguma disciplina ou mesmo assunto específico. Pode ser aplicado a várias pessoas ao mesmo tempo e gera diagnósticos personalizados de cada participante. Por isso, proporciona inúmeras vantagens para escola e para os pais dos alunos, que recebem diariamente via plataforma do aluno online, um relatório sobre como o filho se saiu em cada aula. Assim, família e escola podem se unir para minimizar problemas de aprendizado entre os jovens.

- Qual o papel do Tablet? O que tem no Tablet?

O aparelho é ferramenta fundamental no processo de avaliação do aluno, pois, permite que o quiz seja realizado em tempo hábil e agiliza o processo de correção das respostas dadas pelos estudantes. Assim, é possível enviar automaticamente o relatório de desempenho do filho para os pais pela plataforma do aluno online. O tablet faz parte do material didático obrigatório em sala de aula, pois é a única ferramenta que viabiliza a execução do projeto.

- O Tablet é usado em casa ou só na escola? O aluno pode usar o Tablet para brincar ou acessar a internet?

O tablet é de uso exclusivo do projeto, para a realização do quiz. Ele foi preparado e configurado para tal, não permitindo, portanto, seu uso para outros fins, nem mesmo para pesquisas na internet. 

- Resultados já obtidos:

Foi verificado que no primeiro ano de aplicação houve uma melhoria significativa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Houve uma redução de mais de 30% no número de recuperações.