Acontece no CEV - Café da manhã: a importância da primeira alimentação do dia para os estudos CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

Café da manhã: a importância da primeira alimentação do dia para os estudos

Você é aquele estudante que pula o café da manhã? Sabia que isso pode atrapalhar o rendimento do seu cérebro? A nutricionista do CEV Colégio, Adriana Carvalho explica a importância dessa primeira refeição do dia para uma boa rotina de estudos e dá dicas de opções saudáveis para o momento.  

O café da manhã é considerado, não só no Brasil, mas em várias regiões do mundo, como uma das três principais refeições do dia, isso porque ao acordarmos estamos saindo de um estado de jejum prolongado de 6 a 8 horas. Segundo Adriana, para funcionar bem nosso cérebro precisa de um “combustível” que é a glicose. “A queima da glicose permite que as informações recebidas ao longo do dia sejam processadas e transformadas em conhecimentos, para isso é necessária a ingestão de uma dose adequada de carboidratos”, explica.

“A falta de uma alimentação adequada no início do dia pode levar à hipoglicemia, causando cansaço, tontura, fraqueza, náuseas, alterações no humor e dificuldades de concentração que certamente atrapalham nos estudos”, frisa a nutricionista.

Além disso, Adriana afirma que o carboidrato não é o único alimento que não pode faltar pela manhã. Para ela, a nutrição é regida por quatro leis: quantidade; qualidade; harmonia; adequação. “Ou seja, não é comer qualquer coisa em qualquer quantidade, mas adequar as quantidades necessárias para cada idade com as necessidades de cada indivíduo. Um bom café da manhã deve ter a combinação de: carboidratos (biscoitos, cereais e pães integrais); proteínas (leite, queijo e iogurtes); fibras e vitaminas (frutas, sucos e geleias de frutas)”, frisa.

A profissional acrescenta ainda que há uma relação positiva entre o consumo frequente do café da manhã e o baixo risco de sobrepeso e obesidade. “Já a ausência dessa primeira refeição favorece o consumo de lanches calóricos ricos não só em carboidratos, mas principalmente em gorduras e acompanhados de bebidas (refrigerantes) com alto teor de açúcares”.

Abaixo, a nutricionista dá dicas de alimentos que podem tornar o café da manhã mais gostoso e saudável:

Opção 1

Café com leite (01 xicara)

Tapioca recheada com frango ou ovo (01 unidade)

Mamão ou melão (01 fatia)

Opção 2

Cereal integral com iogurte (200g cereal + 01 iogurte)

Torradas integrais com queijo branco (02 fatias de torradas + 01 de queijo)

Suco de laranja (250ml)