Acontece no CEV
Alunos do CEV Colégio participam de Simulação de Reunião da ONU em Brasília
Como forma de estimular o envolvimento dos alunos em grandes projetos, inclusive internacionais, o CEV Colégio teve o privilégio de promover a participação dos alunos Deborah Celiny Brasil Farias e Vitor de Castro Martinez, ambos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, no evento que projeta uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas (ONU). A ação é realizada pela Fundação Internationali Negotia, uma das dez maiores organizações de simulações do mundo.
O evento ocorreu em Brasília (DF) e contou com a participação de alunos de todo o país. Além do contato com jovens de diferentes estados brasileiros, uma simulação como essa proporciona aos alunos a oportunidade de aprender sobre oratória, etiqueta, negociação e o amadurecimento da capacidade de lidar com diferentes opiniões acerca de um tema. Esses pontos contribuem na apresentação de trabalhos, desenvolvimento da fala, construção de artigos e produções diversas. Ao final da experiência, a dupla piauiense recebeu Menção Honrosa pela exitosa participação.
“As simulações da ONU mudam a sua perspectiva de vida. Aprender com diferentes pessoas, respeitar os posicionamentos distintos e enriquecer academicamente é uma das magias de uma simulação, fica difícil dizer em qual âmbito agrega mais. Desejo muito que mais pessoas tenham a experiência que vivenciamos, pois criamos memórias, amizades, conhecimentos, resiliência e responsabilidade. Agradeço muito ao CEV, a Internationali Negotia, meus pais e meus irmãos por me proporcionarem essa oportunidade. Tenho certeza que esse foi apenas o começo de um longo caminho de aventuras e de muito aprendizado”, declara a estudante Débora Celiny.
Para Vitor de Castro, as simulações são engrandecedoras em diversos sentidos. “A experiência de conviver no mundo das simulações, todos hospedados no mesmo hotel e empenhados em debater acerca de problemas reais, contribuiu imensamente para um direcionamento profissional. A conferência, por ser realizada em Brasília, capital do Brasil e sede de diversas instituições influentes no cenário global, torna tudo mais imersivo. Com isso, o MIB final foi enriquecedor e inesquecível. Acredito que todos devem simular, pois a experiência abre novos horizontes e é fundamental na tomada de decisão acerca da famosa pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”, finaliza o estudante.