Acontece no CEV - Alunos do CEV Colégio participam de Simulação de Reunião da ONU em Brasília CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

Alunos do CEV Colégio participam de Simulação de Reunião da ONU em Brasília

Como forma de estimular o envolvimento dos alunos em grandes projetos, inclusive internacionais, o CEV Colégio teve o privilégio de promover a participação dos alunos Deborah Celiny Brasil Farias e Vitor de Castro Martinez, ambos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, no evento que projeta uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas (ONU). A ação é realizada pela Fundação Internationali Negotia, uma das dez maiores organizações de simulações do mundo.

O evento ocorreu em Brasília (DF) e contou com a participação de alunos de todo o país. Além do contato com jovens de diferentes estados brasileiros, uma simulação como essa proporciona aos alunos a oportunidade de aprender sobre oratória, etiqueta, negociação e o amadurecimento da capacidade de lidar com diferentes opiniões acerca de um tema. Esses pontos contribuem na apresentação de trabalhos, desenvolvimento da fala, construção de artigos e produções diversas. Ao final da experiência, a dupla piauiense recebeu Menção Honrosa pela exitosa participação.

“As simulações da ONU mudam a sua perspectiva de vida. Aprender com diferentes pessoas, respeitar os posicionamentos distintos e enriquecer academicamente é uma das magias de uma simulação, fica difícil dizer em qual âmbito agrega mais.  Desejo muito que mais pessoas tenham a experiência que vivenciamos, pois criamos memórias, amizades, conhecimentos, resiliência e responsabilidade. Agradeço muito ao CEV, a Internationali Negotia, meus pais e meus irmãos por me proporcionarem essa oportunidade. Tenho certeza que esse foi apenas o começo de um longo caminho de aventuras e de muito aprendizado”, declara a estudante Débora Celiny.

Para Vitor de Castro, as simulações são engrandecedoras em diversos sentidos. “A  experiência de conviver no mundo das simulações, todos hospedados no mesmo hotel e empenhados em debater acerca de problemas reais, contribuiu imensamente para um direcionamento profissional. A conferência, por ser realizada em Brasília, capital do Brasil e sede de diversas instituições influentes no cenário global, torna tudo mais imersivo. Com isso, o MIB final foi enriquecedor e inesquecível. Acredito que todos devem simular, pois a experiência abre novos horizontes e é fundamental na tomada de decisão acerca da famosa pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”, finaliza o estudante.