Acontece no CEV - 3º Encontro da Família destaca comunicação e afeto na formação das crianças CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

3º Encontro da Família destaca comunicação e afeto na formação das crianças

Aprender e refletir sobre os processos emocionais para apoiar os filhos em casa. Foi com esse objetivo que os pais de alunos do CEV Colégio participaram do 3º Encontro da Família, uma parceria com a Escola da Inteligência. Foram três dias de conversa franca com os pais sobre a importância da comunicação e do afeto na promoção da identidade da criança. A primeira ação aconteceu na Unidade Kennedy, quarta-feira (24); as demais foram na Unidade Frei (25) e Unidade Sul (26).

A consultora educacional da Escola da Inteligência, Juliana Marchioni, falou sobre acolhimento, afetividade e como os pais precisam investir em conexões reais com os filhos. “As crianças se espelham muito nos exemplos que possuem em casa, por isso é tão importante manter um ambiente tranquilo, de conversas e apoio. Sejam inspiração para os filhos de vocês”, declarou Juliana.

O encontro com as famílias é uma das estratégias do trabalho de desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos. “Pais e responsáveis são convidados a fazer parte da jornada escolar, atuando no mesmo sentido das ações realizadas pela escola para cuidar da saúde mental das crianças e dos adolescentes”, explica a coordenadora do Projeto Conviver, do CEV Colégio.

Durante o diálogo com as famílias, a consultora educacional estimula momentos de reflexão e troca de experiência entre os pais. Eles saem da zona de conforto e se reúnem em pequenos grupos para falar e ouvir sobre as experiências com os filhos no campo emocional. Coletivamente, aprendem que existem muitas estratégias para cada realidade.

Para Iran Rabelo, pai do Murilo Rabelo, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, os encontros ajudam os pais a lidar melhor com os processos dos filhos. “Agregam bastante. Essa temática comunicação é essencial em todos os aspectos da vida, então aprendemos algumas ideias de como melhorar isso em casa. Espero sempre poder participar de momentos como esse, importantes para desenvolver questões emocionais”.

O pai também conta que foi uma surpresa saber que ele e a mãe são inspirações para o menino. Murilo participou de uma surpresa preparada pelo colégio para emocionar as famílias. “Já precisamos botar em prática os aprendizados sobre lidar com a emoção ao ver nosso filho falando sobre nós”, concluiu Iran.