Notícias

“Publicando Um Livro de Verdade” –  alunos do 4º ano CEV escrevem e publicam seus próprios livros. Confira! 

28 de novembro de 2023

As iniciativas inovadoras do CEV Colégio em prol da otimização do processo de ensino-aprendizagem seguem a todo vapor. Dessa vez, alguns dos nossos estudantes puderam se aventurar pelos mágicos caminhos da escrita e da ilustração de um jeito ainda mais leve e diferente. 

“Nas turmas do 4º ano, realizamos o Projeto Pedagógico “Publicando Um Livro de Verdade”, em parceria com a Plataforma Estante Mágica. O resultado foi a confecção de um livro individual, escrito e ilustrado pelos próprios alunos. O tema gerador foi a inclusão, abordando a importância do respeito às diferenças”, afirma Viviane Vieira, Diretora Pedagógica do CEV Baby.  

Metas importantes alcançadas 

“Com essa iniciativa, tivemos as intenções de: capacitar o aluno para a elaboração de texto narrativo; explorar a criatividade por meio de texto verbal e não verbal; favorecer a aprendizagem e contribuir para a ampliação do vocabulário, a melhora da escrita e o desenvolvimento do senso crítico; proporcionar atividades que estimulem o gosto pela leitura; estimular o respeito ao próximo; incentivá-los a exporem ideias e defenderem seus pontos de vista para a construção de suas histórias, além, claro, de aprimorar a capacidade de expressão dos alunos e oferecer condições para que eles desenvolvam a sua competência linguística”, descreve Viviane.  

Aproximação essencial 

A formação integral de uma criança diz respeito a algo que demanda uma soma de esforços. Nesse contexto, escola e famílias precisam estar de mãos dadas em prol do melhor desenvolvimento dos pequenos. E, também por causa do referido projeto, pode-se verificar grandes benefícios nesse sentido: “outro ponto importante foi a parceria entre a família e a escola para a concretização desse projeto. Essa aproximação é de extrema importância, pois oferece a essas crianças a oportunidade de vivenciarem experiências que vão contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências, com impacto positivo na aprendizagem e forte influência na vida como um todo”, analisa.

Logo, para que todo esse momento pudesse, enfim, ser fechado com chave de ouro, uma das ações mais esperadas foi concretizada: “para marcar a finalização, fizemos um momento literário entre as crianças. Elas apresentaram suas histórias para os colegas e receberam o seu respectivo livro”, finaliza Viviane.  

Agora, que tal conferir outros cliques das entregas dos livros nas unidades do CEV Colégio? Acesse o link abaixo!

https://cev.bz/livros2023

E aí, curtiu? Fique atento (a) aos nossos canais de comunicação para que você não perca nenhuma das nossas novidades!