Notícias

Projeto Cledflix: literatura, matemática e produção audiovisual para enriquecer o ensino-aprendizagem

24 de novembro de 2023

No CEV Colégio, práticas inovadoras em prol da educação são uma realidade. Um ótimo exemplo é o Projeto “Cledflix”, uma iniciativa do professor Cledilson Bezerra que tem feito muito sucesso em nossa instituição de ensino. 

O que é o Projeto “Cledflix”? 

“Consiste no desenvolvimento de um curta-metragem sobre o livro “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan. É um projeto interessante que combina matemática, literatura e produção audiovisual”, afirma Cledilson. 

Grandes metas 

A meta do “Cledflix” é que se possa “promover a leitura e a apreciação da matemática; estimular o interesse pela leitura, especialmente entre os jovens (na medida em que se transforma uma história matemática em uma experiência visual emocionalmente envolvente). Além disso, abordar a matemática de uma maneira acessível, desmistificando conceitos matemáticos complexos e mostrando como eles podem ser aplicados na prática.

Outras metas importantes estão associadas ao projeto:

-preservação e difusão da obra de Malba Tahan, pseudônimo do professor Júlio César de Mello e Souza, renomado escritor brasileiro conhecido por suas histórias matemáticas;

-incentivar a utilização da linguagem audiovisual para educar de forma lúdica, o que certamente gera uma otimização do processo de ensino-aprendizagem;

-estimular a colaboração entre estudantes e profissionais de diferentes áreas, tais como matemática, cinema, design, entre outros, no intuito de que sejam criados projetos interdisciplinares enriquecedores;

-e, por fim, demonstrar a capacidade de se contar histórias de forma visual, explorando a criatividade na cinematografia, no design de produção e efeitos visuais. 

Projeto ampliado num futuro próximo? 

Bem, para que isso aconteça, alguns fatores precisam ser considerados. Mas o fato é que os pilares de uma possível ampliação do Projeto “Cledflix” já despontam no horizonte: “quanto aos planos para potencializar ainda mais a iniciativa no futuro, isso depende dos objetivos e interesses dos envolvidos. Algumas possíveis iniciativas futuras poderão incluir:

1. Ampliação da Audiência – projetos de divulgação para expandir a audiência do curta-metragem, como exibições em outras escolas, festivais de filmes estudantis, ou mesmo plataformas on-line. 

2. Atividades Pedagógicas Complementares –  desenvolvimento de atividades pedagógicas que complementem o curta-metragem, tais como guias de estudo, palestras ou workshops sobre os temas abordados no livro e no filme.

 3. Participação em competições de filmes estudantis –  inscrição do curta-metragem em competições de filmes estudantis para ganhar reconhecimento e visibilidade, além de potenciais prêmios. 

4. Colaborações Interdisciplinares Contínuas –  ou seja, exploração de novas colaborações interdisciplinares entre estudantes de diferentes áreas, incentivando a participação ativa em projetos que integrem literatura, matemática e produção audiovisual. 

5. Criação de Projetos Sequenciais –  desenvolvimento de projetos sequenciais, como a produção de outros filmes baseados em obras literárias com temas matemáticos, para criar uma série de conteúdo educacional e cultural. E por aí vai”, finaliza Cledilson. 

Vale ressaltar a participação do professor Felipe Morais, que ajudou na viabilização da culminância do Projeto “Cledflix” em algumas unidades do CEV Colégio, junto aos alunos do 9° ano. 

E aí, curtiu? Fique sempre atento (a) aos nossos canais de comunicação para não perder nenhuma das nossas novidades!