Notícias

Estudantes aprendem programação e criam seus próprios animatrônicos no curso Arduino Maker, do  CEVLab 

4 de dezembro de 2023

A edição 2023 do Curso Arduino Maker chegou ao fim, mas, com certeza, seus resultados ecoarão por um bom tempo. Projetos incríveis foram idealizados e a aprovação por parte de todos os participantes foi total. 

Segundo o João Levi,  professor de robótica, coordenador do CEVLab Maker e criador do curso em questão, “a proposta dessa iniciativa é a de mostrar para os alunos que eles mesmos conseguem construir e, muito mais do que isso, elaborar, projetar, planejar e criar”. 

Metodologia do curso Arduino Maker

Primeiramente, o que é “arduino”? Arduino é uma plataforma programável de prototipagem eletrônica de placa única e hardware livre, que permite aos usuários criar objetos eletrônicos interativos e independentes, usando o microcontrolador Atmel AVR ou ARM com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, essencialmente C/C++.

Inicialmente foi trabalhada a parte teórica e os estudantes aprenderam sobre o funcionamento do código de programação trabalhado no curso.

Os alunos foram distribuídos em grupos e escolheram vertentes diferentes para trabalharem e darem vida aos seus respectivos projetos. 

Ótimos resultados

Os estudantes montaram seus próprios carrinhos de controle remoto, animatrônicos e até uma uma assistente virtual, que eles criaram utilizando o arduino com a conexão wi-fi. A partir dessa assistente, eles conseguem controlar uma lâmpada, um ventilador e outros dispositivos. Não acaba por aí, eles também conseguem medir temperatura e também verificar se há a presença de alguém no ambiente. Ou seja, são projetos que foram concebidos depois de os alunos entrarem em contato com vários componentes. 

“A gente trabalha vários projetos junto aos alunos para que eles tenham contato com os mais diversos sensores e atuadores. Eles aprendem tudo sobre isso para que, no final, eles tenham à disposição os conhecimentos e os materiais necessários para que eles montem os seus próprios projetos”, acrescenta o professor.  

2024 tem mais! 

A edição 2023 do Curso Arduino Maker foi apenas o pontapé inicial de mais uma iniciativa inovadora do CEV Colégio. Iniciativa essa que, já para 2024, tem grandes novidades em vista, tais como a abertura do curso para o público externo. Além disso, “para o próximo ano, nós faremos uma reformulação no curso. O curso será dividido em módulos. Então vai ter mais de uma turma por semestre. E mais de um nível de dificuldade por turma também”, revela Levi. E não para por aí: “cada fase vai demandar a apresentação de um projeto ao seu final. Nós vamos ainda implementar alguns módulos para serem feitos por pais e filhos, envolvendo mesmo a família. Isso fará muita diferença para todos os envolvidos e, principalmente, para as crianças”, finaliza. 


E aí, curtiu? Maravilhoso, né? Fique atento (a) aos nossos canais de comunicação para que você não perca nenhuma novidade do CEV Colégio!