Notícias

Começa ano letivo da Educação Infantil com acolhimento e adaptação 

24 de janeiro de 2024

Os corredores da escola estão vibrantes e cheios de vida com o início do ano letivo dos pequenos. Começaram nesta quarta-feira (24), as aulas no CEV Baby, primeiro com um momento de acolhimento e adaptação das crianças. O primeiro dia foi especialmente preparado para as turmas de Berçário, Infantil I e Infantil II. O dia 30 de janeiro é a data de retorno das turminhas dos Infantis III, IV e V.

Durante toda a semana, a programação foi planejada para deixar os pequenos bastante confortáveis, com brincadeiras no pátio, música em sala de aula e apresentações teatrais. No CEV Colégio, as crianças estão em contato com um mundo mágico de aprendizados, repleto de diversão e carinho.

Nesse processo, as famílias também são aprendentes. A equipe do SOE – Serviço de Orientação Educacional, esteve reunida com os pais no primeiro dia de aula para passar algumas dicas que ajudarão no período de adaptação. As psicólogas do CEV esclareceram mitos e verdades sobre o desenvolvimento escolar das crianças nos primeiros anos, alinhando com os pais a melhor forma de lidar com essa fase.

Confira também algumas dicas essenciais para o período de adaptação escolar:

As mudanças são mais difíceis para as crianças, seja o início da jornada escolar, volta das férias, troca de escola ou qualquer outra transformação na rotina. Esse processo exige diálogo e paciência, com família e escola trabalhando juntos. Veja algumas dicas que ajudam a encarar essa nova realidade.

  • Converse com a criança: explique sobre a novidade e como funciona a escola, sempre destacando que esse é um espaço divertido, onde é possível fazer novas amizades.
  • Prepare-se também: lide com a ansiedade dos primeiros dias e evite transmitir insegurança para a criança.
  • Estabeleça uma rotina: crie uma rotina consistente para os dias de semana, incluindo horários para dormir, acordar, comer e fazer a lição de casa.
  • Esteja disponível para ouvir: esteja aberto para ouvir as experiências da criança na escola. Mostre interesse e valide seus sentimentos.