Notícias
Volta às aulas: confira dicas de adaptação e readaptação dos pequenos à rotina escolar
17 de janeiro de 2025
A semana de volta às aulas no CEV Colégio está chegando, e esse momento de readaptação da rotina escolar, ou mesmo o início de uma nova fase para os alunos que estão entrando, é cheio de desafios. As crianças da Educação Infantil precisam de uma atenção ainda maior, já que a nova rotina será cheia de descobertas. Para que essa adaptação ou readaptação seja mais tranquila, os pais podem seguir um planejamento que começa ainda na última semana de férias.
Tenha conversas sinceras e positivas
Converse com a criança, contando o que está acontecendo, e envolvendo-a na preparação para as aulas. Falar sobre a escola, mostrar o uniforme e separar o material escolar são formas de estimular a vontade de estar nesse ambiente. Os pais podem explicar que serão momentos de novos aprendizados e amizades.
Ajuste os horários
Uma boa estratégia é readaptar os horários gradualmente. Se a criança estuda no turno da manhã, comece a acordá-la mais cedo na semana que antecede a volta às aulas. Para as crianças que estudam à tarde, o processo é de ajustar o horário do almoço.
Autonomia é fundamental
É importante que os pais incentivem a autonomia da criança desde cedo, para que ela se torne mais confiante e independente. Os pequenos podem começar a realizar tarefas básicas, como se vestir sozinha, ir ao banheiro e comer sem ajuda. O fortalecimento dessa habilidade em casa, leva a uma melhor adaptação à rotina escolar.
Dicas para o primeiro dia
Chegue cedo à escola para um início mais calmo e organizado. Se preferir, leve um item de transição, como um brinquedo ou objeto de conforto, para ajudar na segurança emocional da criança. Dê um abraço encorajador e diga palavras de incentivo.
Despedida carinhosa
Antes de sair de casa, crie um ritual de despedida positivo, construindo momentos mais leves e felizes. Na escola, os pais podem reforçar a ideia de que esse é um ambiente divertido, e então colocar a despedida em prática, lembrando que logo estarão juntos novamente.
Cuide do bem-estar emocional
Esteja atento a sinais de cansaço ou ansiedade nos primeiros dias. Dê tempo ao pequeno para se adaptar à nova rotina e respeite o ritmo dele. Também reforce que é normal sentir saudades, mas que a escola é um lugar seguro.
O processo de adaptação exige, principalmente, sabedoria para o acolhimento. Esse é um período de ansiedade em todas as idades, mas cada criança tem seu próprio tempo. A escola e a família devem alinhar com amor e paciência as estratégias desse início de ano, garantindo que seja realmente encantador.