Notícias

Talentos CEV no esporte: jovens atletas são revelados na escola

23 de maio de 2025

Em meio às quadras e tatames, muitas histórias de atletas consagrados começam ainda na escola, nas aulas de Educação Física ou quando experienciam os primeiros esportes. No CEV Colégio, essa é uma prática recorrente, os professores são grandes incentivadores de jovens atletas que demonstram talento quando crianças e passam a brilhar em competições pelo mundo afora.

De acordo com a coordenadora de Educação Física do CEV, Gabriela Graziane, muitas vezes os jovens nem percebem seu potencial e o quanto poderiam se destacar. “Tanto nas aulas quanto nas atividades extracurriculares, costumamos identificar alunos com esse potencial ainda bem pequenos, desde cedo já apresentam algumas habilidades diferentes para um ou outro esporte”, explica.

Quando descobertos, os alunos recebem incentivo e orientação para irem além, participando de treinamentos específicos e campeonatos. Aos poucos, o esforço e a dedicação começam a trazer resultados, fazendo valer a aposta certa dos professores. Muitas vezes, basta uma oportunidade para que um talento escondido se transforme em inspiração.

Sonhos realizados

Foi assim com a aluna Bella Flor, que conheceu o judô na escola aos 5 anos. O que inicialmente era um passatempo, agora é a grande paixão da atleta, hoje tetracampeã da seletiva estadual, bicampeã piauiense e bicampeã dos jogos escolares. “A professora Gabi viu algo em mim, que eu me destacava. Então comecei a competir profissionalmente, e o judô mudou minha vida”, conta Bella Flor.

Também do judô, Waldrian Kawan teve seu talento descoberto no CEV ainda criança. Foi conduzido pela campeã olímpica Sarah Menezes, subiu em muitos pódios e voltou ao colégio como professor, na missão de formar outros atletas. 

“Minha trajetória no CEV Colégio abriu muitas portas, meus sonhos começaram a ganhar forma. No judô e na escola, aprendi a importância da dedicação, do respeito e da disciplina, valores que me acompanham até hoje. Meu objetivo é apoiar outros alunos como fui apoiado um dia, fazendo do esporte uma ferramenta de transformação”, concluiu o judoca.