Notícias
Saiba mais sobre os “Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos”
11 de março de 2025
Os Itinerários Formativos, uma das novidades garantidas pela implementação do Novo Ensino Médio, passaram a se chamar “Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos”. E essa mudança vai além da alteração na nomenclatura.
Com as novas regras referentes ao Ensino Médio, a carga horária dos “Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos” diminuiu de 1.200 para 600 horas. Além disso, as escolas devem oferecer pelo menos dois percursos diferentes, permitindo que os alunos façam suas escolhas conforme seus interesses e objetivos.
Ótimas opções
No CEV Colégio, as turmas da 1ª série contam com os cursos: Estatística Aplicada; Análise e Visualização de Dados; e Finanças e Empreendedorismo (NEFE). Já os alunos da 2ª série, podem escolher entre as disciplinas de duas áreas. O percurso de Sociedade Digital abrange os cursos de Construção de Aplicativos; Ciência de Dados e Empreendedorismo Digital. Enquanto o percurso de Saúde Integral e Sistêmica possui Epidemiologia Básica e Saúde Pública; Alimentação Saudável e Segurança Alimentar e Bioestatística.
Tempo de qualidade para desenvolver habilidades
As aulas são distribuídas entre a grade curricular dos alunos e horários do contraturno, contribuindo para a extensão no tempo de estudo. Nesse processo, os jovens ganham mais motivação, desenvolvem habilidades e podem começar a planejar uma carreira consistente.
De acordo com a coordenadora do Ensino Médio, Leliane da Silva, a principal contribuição é para uma formação mais completa, já que os percursos levam ao desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais essenciais para o ingresso no mercado de trabalho. “Por isso eles gostam tanto, são participativos e interagem bastante, conscientes do enriquecimento que essas atividades trazem para a formação acadêmica”, declara Leliane.
Por dentro do conceito
“Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos” nada mais são do que conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras situações de trabalho que os estudantes podem escolher no Ensino Médio visando uma organização curricular que possa ser mais afeita às suas reais habilidades, predileções e vocações.
Os “Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos” são divididos em três tipos: área de conhecimento, formação técnica e profissional e integrado. Essas ferramentas permitem que os alunos se aprofundem em determinada área de conhecimento ou se qualifiquem profissionalmente.