Notícias

Saiba como a qualidade na estrutura física das escolas influencia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos

8 de janeiro de 2025

Você já parou para pensar como a estrutura da escola que seu filho(a) estuda pode influenciar na vontade de aprender? Não basta que as escolas ofereçam boas e inovadoras metodologias de ensino. A qualidade da estrutura física da instituição tem um impacto direto no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Imagine um ambiente confortável e bem equipado. Salas de aula arejadas e iluminadas, com carteiras confortáveis e recursos tecnológicos modernos. Uma biblioteca repleta de livros e um laboratório prontinho para dar vida a todas as possibilidades incríveis que a aprendizagem maker tem para oferecer, a exemplo do CEV LAB. 

Agora pense numa quadra esportiva ampla, ideal para sediar, além de práticas mais simples, eventos empolgantes e de grande porte, como a Gincana CEV. 

Que tal imaginar também um espaço verde que possa soar como um verdadeiro convite ao relaxamento! Perfeito para colocar as conversas em dia e fortalecer os laços dos estudantes com a natureza. 

Quando a escola oferece tudo isso, os alunos se sentem mais motivados e engajados. Afinal, quem não gosta de aprender em um lugar agradável e estimulante?

Ou seja, o oferecimento de uma estrutura física de ponta para crianças e jovens é sempre relacionado com as melhores consequências. Vamos às principais: 

  • melhora do desempenho: alunos que estudam em escolas com boa infraestrutura tendem a ter melhores resultados. Isso porque eles se concentram mais, participam mais das aulas e se sentem mais seguros para tirar dúvidas;
  • aumento da autoestima: um ambiente escolar bonito e bem cuidado valoriza os alunos e os faz se sentirem importantes. Isso contribui para o desenvolvimento da autoestima e da confiança em si mesmos;
  • desenvolvimento de habilidades sociais: espaços como a biblioteca, o laboratório e a quadra esportiva são ideais para que se fortaleça o nível de interação entre os alunos e sejam desenvolvidas habilidades importantes, tais como senso de trabalho em equipe e a comunicação;
  • maior bem-estar: um ambiente escolar limpo, organizado e seguro proporciona mais bem-estar aos alunos, reduzindo consideravelmente as cargas de estresse e  ansiedade.

A qualidade da estrutura física de uma escola é fundamental para garantir um ensino de excelência. Quando os alunos estudam em um ambiente condizente com suas expectativas, a tendência é de que eles se engajem cada vez mais nas vivências escolares e, assim, desenvolvam com maior fluidez todas as habilidades que são tão necessárias para a construção de um futuro realmente brilhante. 

Veja mais notícias