Notícias
Qual a importância da educação financeira na escola?
25 de fevereiro de 2025
Mais do que ensinar a economizar dinheiro, a educação financeira prepara os alunos para a vida, ensinando habilidades de gerenciamento financeiro que impactam diretamente suas futuras decisões econômicas. Assim, essa tem sido uma temática cada vez mais importante para a formação integral dos alunos.

No CEV Colégio, eles aprendem sobre planejamento, organização e responsabilidade financeira, reduzindo consideravelmente os riscos de se envolverem em problemas como o endividamento e a falta de controle sobre os próprios recursos. A temática é apresentada de forma transversal e multidisciplinar, onde eles começam a conhecer termos como orçamento, poupança e consumo consciente. Assim, também passam a valorizar mais o dinheiro e o esforço necessário para ganhá-lo.
Dessa maneira, a educação financeira no CEV Colégio não se limita a conceitos básicos, mas estimula uma relação consciente e equilibrada com o dinheiro, preparando os alunos para desafios reais. Ao compreenderem a importância do planejamento e da responsabilidade financeira, eles também desenvolvem habilidades como autonomia, resiliência e pensamento crítico. Esse aprendizado se reflete não apenas na forma como administram seus próprios recursos, mas também em suas atitudes diante do consumo, do trabalho e das oportunidades futuras, tornando-os cidadãos mais preparados para uma vida financeira saudável e sustentável.

Educação financeira em casa
Em casa, os pais também podem ajudar na educação financeira, principalmente ao envolver a criança no planejamento familiar. Mostrar na prática como é planejado o orçamento do mercado, por exemplo, é uma boa estratégia para demonstrar organização e reforçar lições de compras conscientes. Também é possível estabelecer uma mesada educativa e incentivar a criança a estabelecer objetivos financeiros, como juntar dinheiro para comprar um brinquedo desejado.

Happy Money
Outra opção é investir em cursos extras, no contraturno escolar, para incentivar o desenvolvimento das crianças por meio de atividades divertidas e brincadeiras. A Happy Teresina – escola de habilidades, por exemplo, é uma hub educacional que acaba de chegar na cidade e oferece soluções educacionais para fortalecer habilidades. No curso de educação financeira, alunos de 10 a 14 anos aprendem a realizar seus sonhos com autonomia e prosperidade, a resolver problemas financeiros reais, a trabalhar em equipe e compreender a lógica financeira.
A educação financeira desde a infância é um investimento no futuro das crianças. Alunos que entendem como gerenciar seu dinheiro, certamente, tendem a ser mais confiantes em suas habilidades financeiras. Além disso, compreendam a importância de refletir sobre seus desejos e de se planejar para realizá-los.

A TV Cidade Verde preparou também uma matéria super legal sobre esse tema. Confira a matéria na íntegra clicando aqui.