Notícias
Prova de gincana escolar ajuda com estoque de doação de sangue no Hemopi
24 de agosto de 2023
Doar sangue é um ato de amor e solidariedade que deve ser constantemente incentivado. Pensando nisso, a doação virou uma competição saudável entre os adolescentes de Teresina e está movimentando o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI). A ideia foi da equipe organizadora da tradicional gincana do CEV Colégio, que viu no senso competitivo dos gincaneiros uma forma de ampliar o estoque de bolsas de sangue no hemocentro.
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população brasileira é doadora, enquanto em países da Europa o índice chega a 5%. O sangue é o principal transportador de substâncias para os órgãos do corpo, funciona como parte natural da defesa do organismo. Por isso, a doação de sangue literalmente salva vidas.
A doação faz parte da programação de provas especiais da gincana este ano, oferecendo um total de 800 pontos para a equipe que conseguir arrecadar o maior número geral de bolsas de sangue e mais 50 pontos para aquela que conseguir também maior mobilização para a causa nas redes sociais.
Para a coordenadora da gincana, Jarliene Sousa, a capacidade de doar sangue é um lembrete de que somos todos interdependentes e que ações simples podem ter um poder extraordinário para transformar vidas.
“Ao promover e incentivar a doação de sangue, estamos fomentando a cultura de cuidado com o próximo, tornando nossa sociedade mais humana e unida. É uma forma de contribuir com essa importante causa, sensibilizar, educar e mobilizar a comunidade estudantil para se tornarem agentes de transformação social”, declara Jarliene.
A campanha vai até o dia 26 de agosto, na sede do Hemopi, situado na Rua Primeiro de Maio, 235 – Centro/Sul, de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h. Durante esse período e por todo o ano, o Hemopi continua recebendo doadores, já que tem alta demanda, sendo responsável por atender toda a rede pública e privada de saúde do Piauí.
Para ser doador de sangue é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem alimentado, entre outros critérios básicos. Com isso, basta preencher um cadastro no hemocentro, passar por uma triagem hematológica, onde serão feitos exames simples para verificar se a pessoa está apta a doar. Também é realizada uma triagem clínica, com um questionário de avaliação dos hábitos de vida do doador.