Notícias

Protagonismo juvenil: saiba como o Ensino Médio ensina autonomia ao alunos

14 de janeiro de 2025

Uma das principais competências socioemocionais que devem ser desenvolvidas pelos jovens estudantes no mundo globalizado é a autonomia, que trata sobre a capacidade de pensar e tomar decisões responsáveis de acordo com seus valores. Para isso, a escola cumpre papel fundamental no estímulo dessa habilidade, oferecendo um ensino que vai além dos conteúdos curriculares.

No Ensino Médio, as experiências e processos que levam à autonomia do aluno são ainda mais necessários, ampliando as visões de mundo para uma melhor leitura da realidade. Nessa fase da vida, com todas as incertezas quanto ao futuro, é preciso adquirir principalmente confiança para trilhar o próprio caminho.

A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a importância de desenvolver a autonomia, orientado que as escolas estimulem o aluno a agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

No exercício dessa competência, o CEV Colégio segue uma metodologia ativa, que considera as individualidades dos alunos, apoiando seus projetos de vida. A ideia é que aprendam com diversas experiências a serem cidadãos atuantes. Para isso, são constantemente estimulados a exercer um papel ativo em sala de aula, protagonizando seu aprendizado.

A parceria com a Junior Achievement (JA) do Piauí, por exemplo, incentiva a criação de miniempresas, explorando o potencial criativo dos estudantes. Outro sucesso é a Gincana Cultural do CEV, que tradicionalmente conta com o entusiasmo das turmas do Ensino Médio.

Os “Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos” também contribuem para a construção de competências. O CEV oferece aos alunos do Ensino Médio essas atividades complementares alinhadas ao mercado de trabalho. Todos os processos nessa etapa escolar são planejados para acolher os alunos, desenvolvendo o senso crítico, a habilidade de interpretar textos e chegar ao aprendizado efetivo.