Notícias
Professores do CEV comentam provas do segundo dia do Enem
12 de novembro de 2024
No último domingo, 10 de novembro, foi realizada a segunda etapa do ENEM. Na ocasião, os estudantes tiveram que responder 90 questões das áreas de Ciências da Natureza e Matemática.
Quais foram as impressões dos professores do CEV Colégio acerca das provas do 2º dia do ENEM?
Área de Ciências da Natureza
De acordo com Chicão Soares, professor de biologia, a prova exigiu mais dos candidatos e trouxe até mesmo um tema inédito: “foi uma prova que veio, em média, com um degrau a mais de dificuldade. Houve uma surpresa: pela primeira vez foi cobrado o HTLV, um retrovírus parente do vírus HIV. Porém, como eu sempre digo, se é um tema específico demais, ou algo nunca trabalhado, vai vir acompanhado de um texto e, na leitura do texto, você consegue responder à questão tranquilamente”, afirma.
Segundo ele, houve também “algumas surpresas não tão positivas assim: temas repetidos, como a questão do milho e a questão da vacina gênica e de RT-PCR. Por outro lado, também foi bom, foram temas amplamente trabalhados junto aos nossos alunos”, acrescenta.
Área de Matemática
Já para o professor Wagner Filho, “a prova de Matemática do Enem 2024 manteve o padrão esperado, com questões contextualizadas e aplicadas ao cotidiano. A dificuldade das questões variou de fácil à média, exigindo concentração dos candidatos”, garante.
Para ele, “um destaque foi a presença significativa de questões envolvendo porcentagem. Além disso, uma questão específica sobre cálculo de média de notas gerou debates entre os candidatos, evidenciando a necessidade de atenção aos detalhes e interpretação precisa dos enunciados”.
Em resumo, “a prova de Matemática do Enem 2024 apresentou um equilíbrio entre questões de diferentes níveis de dificuldade, com ênfase em temas relevantes para o cotidiano dos estudantes, especialmente na área financeira”, finaliza Wagner.
Resultados em breve
O gabarito oficial será liberado no próximo dia 20/11, e o resultado final será divulgado no dia 13 de janeiro do próximo ano.