Notícias

Primeiros passos na educação: como é a rotina das crianças do berçário?

17 de abril de 2024

A escola é um mundo de possibilidades de aprendizados cognitivos, motores e sociais. Quanto mais cedo as crianças entram em uma rotina de estímulos do ambiente escolar, maiores são as chances de desenvolvimento de diversas habilidades. Mas, você já parou para pensar o que os babies fazem durante o dia na escola?

O CEV Colégio acolhe crianças a partir de 4 meses de idade, formando um berçário fofo e cheio de energia. Nessa fase, os pequenos recebem estímulos com diversão a todo instante, seguindo uma rotina de atividades e brincadeiras que tornam cada dia uma nova aventura.

O dia sempre começa com a hora do abraço, uma acolhida carinhosa que permite tranquilidade na despedida do papai e da mamãe. As professoras são preparadas para aplicar estratégias de adaptação com afetividade, deixando toda a família segura para o início da jornada diária.

Atividades diárias com intencionalidades 

A programação segue com brincadeiras divertidas, pensadas para cada faixa etária. Empilhar blocos e criar arte são as preferidas dos babies. No CEV, eles também mexem com uma caixa de estimulação sensorial, cesta de tesouros, leitura e até um tempinho para contato direto com a natureza. A turma percorre todos os espaços da escola, explorando ambientes fechados e abertos, do parquinho à área verde.

“Todas as atividades no berçário são desenhadas para promover o desenvolvimento motor através de jogos e atividades físicas. Desde habilidades motoras finas, como segurar um lápis, até habilidades motoras grossas, como correr e pular, são desenvolvidas de maneira divertida e segura”, explica a coordenadora de Educação Infantil do CEV Colégio, Marli Oliveira.

Comer e dormir para crescer

E a hora do “papá”? A alimentação das crianças nos primeiros anos de vida vai fazer toda a diferença na sua imunidade e desenvolvimento. Por isso, os babies do CEV contam com o acompanhamento de uma nutricionista exclusiva, tanto para a construção do cardápio, quanto presente no Tummy Time, a hora mais deliciosa do dia. Os pratos são coloridos, repletos de alimentos naturais e ricos em nutrientes. Eles já comem – e adoram – as frutinhas ofertadas no refeitório.

De barriga cheia, a melhor opção agora é a soneca aconchegante. É hora de recarregar as energias em um cantinho especialmente preparado para descansar e relaxar. Ao final do dia, as crianças passaram por descobertas, aprendizados e muita diversão. Tudo isso é possível porque o berçário oferece as condições ideais para que os pequenos possam crescer, explorar e se desenvolver plenamente.

Veja alguns benefícios de realizar a adaptação escolar das crianças ainda no berçário:

  1. Desenvolvimento social e emocional: No berçário, as crianças começam a interagir com outras da mesma faixa etária. Isso estimula o desenvolvimento de habilidades sociais, como compartilhar, cooperar e lidar com situações diversas. A experiência também ajuda a criança a desenvolver uma sensação de independência e autoconfiança desde cedo.
  2. Estímulo ao desenvolvimento cognitivo e da linguagem: Em um ambiente educacional, as crianças são expostas a uma variedade de atividades que estimulam o pensamento, a comunicação e a compreensão. Isso inclui canções, histórias, jogos e outras atividades educativas que promovem a aquisição de vocabulário e o desenvolvimento cognitivo.
  3. Rotina estruturada: O berçário proporciona uma rotina estruturada que é benéfica para o desenvolvimento infantil. A consistência de uma rotina diária ajuda as crianças a se sentirem seguras e a entenderem o que é esperado delas.
  4. Desenvolvimento motor: Atividades físicas são frequentemente incorporadas na rotina diária do berçário, o que é crucial para o desenvolvimento motor. As crianças têm oportunidades para correr, pular e brincar, o que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e no fortalecimento muscular.
  5. Preparação para a educação formal: Ao começar na escola desde o berçário, as crianças se adaptam mais facilmente às estruturas e rotinas escolares. Esta adaptação precoce pode facilitar a transição para a educação infantil e os anos seguintes.
  6. Apoio a famílias trabalhadoras: Para muitos pais que trabalham, o berçário oferece um lugar seguro e confiável para deixar seus filhos durante o trabalho. Isso pode ajudar a equilibrar as responsabilidades familiares e profissionais, enquanto sabem que seus filhos estão em um ambiente estimulante e educativo.
  7. Exposição a uma diversidade maior: As crianças no berçário têm a oportunidade de interagir com outras crianças e adultos de diferentes contextos, o que enriquece sua experiência social e cultural desde muito cedo.