Notícias

O que os alunos estão aprontando sem os celulares na escola?

28 de março de 2025

Sem celulares por perto, a diversão voltou a ser ao vivo e em cores! No CEV Colégio, os intervalos estão mais movimentados, com alunos trocando telas por cartas, correndo para a quadra e formando rodinhas animadas de conversa. A criatividade tomou conta, e novas formas de interação surgem a cada dia, transformando a escola em um espaço ainda mais vibrante. 

Dominó, vôlei, baralho e até mesmo as antigas máquinas fotográficas analógicas fazem parte do cenário, trazendo de volta atividades que, antes da era digital, eram a principal forma de diversão entre os estudantes. O ambiente se enche de risadas, desafios e uma sensação de comunidade que os alunos, agora mais conectados uns aos outros, têm redescoberto.

Um dos objetivos da restrição era estimular a socialização dos estudantes, além de intensificar o foco nas aulas. Com isso, os alunos estão resgatando atividades que eram comuns nos intervalos escolares na década de 90, antes da popularização dos aparelhos eletrônicos. Agora, é comum ver alunos jogando dominó, vôlei, baralho e até utilizando máquinas fotográficas analógicas para registrar os momentos de interação.

“Está muito melhor, porque antes a gente só ficava no celular, agora estamos brincando muito mais”, declara a aluna Layla Dionísio. E a turma está dando um show de criatividade, em sala de aula, os professores estão surpresos com as “novas” formas de comunicação, por meio de bilhetes e até murais.  

Para Abraão Florêncio, diretor de Crescimento e Receita do Grupo CEV, os alunos já estão se adaptando com a redução do uso dos aparelhos eletrônicos, que agora são permitidos apenas para fins pedagógicos. “Acreditamos que esse é um processo de conscientização, e os alunos já estão percebendo que com lei ou sem lei, o uso dos celulares em alguns lugares é inadequado. Isso os leva a reinventar o uso do tempo, trazendo essas crianças e adolescentes para viver o presente no mundo real”, conclui o diretor.