Notícias
Educação personalizada na prática: no CEV Colégio, os estudantes são protagonistas!
16 de dezembro de 2024
O CEV Colégio oferece um ensino repleto de diferenciais. E um dos principais consiste na educação personalizada que se faz uma grande aliada da formação integral dos nossos estudantes. Aqui, o ritmo de aprendizado, o estilo de aprendizagem e os objetivos de cada aluno são amplamente levados em conta no intuito de que os melhores resultados sejam obtidos.
Pilares e benefícios
Esse modelo é sustentado por alguns pilares importantes que envolvem aspectos como: diagnóstico individualizado, autonomia do aluno, feedback constante e ajuste contínuo ao plano de estudos. E, além disso, associa-se a diversos benefícios, tais como: melhoria do desempenho acadêmico; foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais; dá aquele “up” no quesito motivação; ajuda na redução do estresse e auxilia no desenvolvimento de habilidades compatíveis com uma sociedade que está em constante mudança.
Assim, práticas pedagógicas inovadoras, guiadas por metodologias ativas, são as grandes aliadas da educação personalizada. E, no CEV Colégio, essas práticas são inspiradas na realidade da mais conhecida e renomada universidade dos Estados Unidos, Harvard, tornando nossos estudantes verdadeiros protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.
Como funciona?
Em sala de aula, o conteúdo é mais dinâmico e interativo. Os alunos são instigados a explicar, questionar e construir o conhecimento por meio de atividades práticas, projetos, discussões e resolução de problemas. Essas estratégias têm se mostrado poderosas, preparando os alunos para os desafios do futuro.
A proposta da metodologia ativa é tornar o conhecimento tão significativo que a rotina escolar seja de aprendizados para a vida. Para isso, as atividades práticas são incorporadas a todas as disciplinas, priorizando a experiência de aprendizagem do aluno e os objetivos a serem alcançados com cada aula.
Teoria e prática andam juntas
Dessa forma, o aluno CEV é avaliado constantemente para que suas dificuldades sejam identificadas de imediato e não acumuladas até o dia da prova. Prof. Abraão Florêncio, professor há mais de 20 anos e atualmente diretor de Crescimento e Receita do Grupo CEV, destaca a prática, a avaliação e o melhoramento como passos essenciais desse processo.
“Não faz sentido deixar as dificuldades se acumularem para só depois aplicar um teste recuperatório, olhando apenas para a nota. Temos de identificar as dificuldades dos alunos constantemente para montarmos um plano de ação pedagógico eficaz e capaz de diminuir essas dificuldades. Não se trata da realização de ‘provas’, mas, de exames que identifiquem claramente o que ainda precisa ser melhorado. Vale ressaltar que os exames que praticamos conseguem, inclusive, identificar o quanto nossos alunos guardam o conhecimento adquirido a longo prazo, e isso faz toda a diferença ao final de cada ciclo educacional, pois a evolução obtida torna-se sólida e significativa”, explica o professor.
Segundo Abraão, quando o aluno é protagonista do processo de ensino e aprendizagem, também atua ativamente no processo de verificação percebendo o que precisa para evoluir cada vez mais.
“Com base no modelo americano de ensinar-investigar-agir, adaptamos nossas práticas de sala de aula e avaliação, obtendo resultados surpreendentes ao longo desses 10 anos de aplicação do modelo. Percebemos um crescimento exponencial em relação a resultados, não apenas no vestibular, mas nas olimpíadas científicas, por exemplo, um número bem maior de alunos participando de competições de conhecimento, mais confiantes”, completa.
Técnicas que realmente funcionam
Muitas escolas buscam formas diferentes e até divertidas para chamar a atenção dos alunos, porém, com o mundo globalizado e as informações a um clique, aulas expositivas já não funcionam. Estudando novos formatos à luz da Universidade de Harvard, o corpo pedagógico do CEV aprimora técnicas que incentivam o debate entre os alunos, e os educadores direcionam os pontos que precisam ser enfatizados para o aprendizado da turma.
Focando na interação entre os os alunos, a escola ajuda a criar um ambiente colaborativo, em que eles discutem conceitos e elaboram interpretações acerca dos conteúdos. O resultado é uma formação acadêmica integral, alinhada à formação de cidadãos preparados para o mercado de trabalho e desafios da vida.
Assim como a metodologia ativa vem sendo eficaz ao longo dos anos em Harvard, no CEV Colégio os resultados também são positivos. A abordagem educacional que posiciona o aluno no centro de sua aprendizagem e o examina passo a passo representa uma mudança significativa na forma como a educação é abordada, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e bem-sucedida.