Notícias
Meu lanchinho vou comer para ficar fortinho e crescer…
13 de dezembro de 2023
Alimentação saudável conta, e muito, no rendimento escolar do aluno
Primordial para o bom desempenho dos alunos em sala de aula, a alimentação saudável tem sido uma grande preocupação de pais e escolas. Trocar os doces e guloseimas pelo lanchinho com frutas não é tarefa fácil, mas é essencial para que o corpo produza a energia necessária visando todas as atividades de aprendizagem.
Nesse aspecto, os pais são os principais responsáveis pela educação alimentar desde os primeiros anos de vida, mas a escola tem cumprido um papel fundamental no processo de conscientização das crianças. A alimentação saudável acaba sendo uma extensão da proposta pedagógica e vira um projeto de todos.
Para tornar essa experiência mais divertida e saborosa, um dos maiores grupos educacionais do Piauí criou a Hora do Recreio, uma ótima iniciativa que consiste na fabricação própria de lanches e refeições seguindo as orientações da equipe de nutricionistas. No cardápio, comida gostosa e nutritiva, que as crianças já aprenderam a amar.
A nutricionista e coordenadora da Hora do Recreio, Mayrla Barros, explica que as crianças precisam entender o porquê de as escolhas saudáveis serem tão importantes no dia a dia. “Envolvê-las na escolha do lanche é fundamental para a conscientização dos benefícios que ele pode trazer, com isso a construção de uma relação positiva com os alimentos saudáveis ajuda na aceitação”, destaca a nutricionista.
Segundo Mayrla, o ambiente escolar é um espaço importantíssimo para promover a saúde e um estilo de vida saudável. “É um espaço social, com muita interação, aprendizagem, convivência e onde os alunos passam grande parte do seu tempo. Devemos compreender as mudanças de cada fase e sempre orientar sobre o que precisamos comer todos os dias para ficarmos fortes. Fazemos questão de ressaltar os aspectos sociais e afetivos da alimentação”, conclui a profissional.
Pais de alunos do CEV Colégio podem comprar aqui o lanche da criançada!