Notícias
Meias coloridas e diferentes ensinam sobre inclusão e respeito no Dia da Síndrome de Down
24 de março de 2025
O amor não conta cromossomos, por isso, o CEV Colégio convidou todos os alunos a se unirem em uma linda homenagem pelo Dia Internacional da Síndrome de Down. Todas as turminhas vestiram meias coloridas como símbolo de inclusão e respeito. As cores mostram que, juntos, podemos construir um ambiente mais acolhedor e respeitoso.

A professora Flaiane Santos explica como a atividade pode ajudar a explicar para as crianças sobre empatia.
“Promovemos essa ação muito importante, todos usando meias coloridas e trocadas, para representar as crianças que têm Down na escola, como uma forma de mostrar que somos iguais apesar das diferenças. Aproveitamos para falar sobre a importância da inclusão e promover a empatia, ensinando desde cedo sobre respeito”, explica a professora.

Por que 21/03 é o Dia Internacional da Síndrome de Down?
O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março e tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão, do respeito e das oportunidades para as pessoas com Síndrome de Down. A data foi escolhida porque simboliza a trissomia do cromossomo 21, que é a alteração genética responsável pela Síndrome. Ou seja, as pessoas com essa condição possuem três cópias do cromossomo 21, em vez de duas.
Existem muitas formas de combater o preconceito e promover a inclusão entre as crianças na escola. A ideia das meias diferentes é uma ação divertida e que ensina muito sobre como usar meias coloridas e desparelhadas simbolizam a diversidade.

