Notícias
Maker Camp marca início de aventuras do CEV Explorer 2024
19 de setembro de 2024
Uma aventura tecnológica em meio à natureza. Foi assim a estreia do CEV Explorer 2024, o projeto do CEV Colégio que promove a aprendizagem dos alunos por meio de passeios pedagógicos e vivências práticas divertidas. No sábado (14) e domingo (15), alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental participaram do inesquecível Maker Camp.
O fim de semana foi no Sítio Miranda, um paraíso natural pronto para receber as crianças para um divertido acampamento. Além da experiência única de dormir em barracas de camping ao ar livre, a programação foi totalmente voltada para a cultura maker, como a construção de um catapulta trebuchet, uma espécie de foguete artesanal, com direito a lançamento.
Cada aluno também confeccionou uma lanterna, já que a noite foi de buscas pelas peças de um barco, outro projeto construído em equipe. A turma aprendeu a se orientar por mapas, trabalhou em grupo e demonstrou muita criatividade na montagem dos projetos. As atividades foram orientadas pela PiCode Education, nova parceira do CEV Colégio em soluções tecnológicas.
“Passamos 24 horas desenvolvendo habilidades manuais e cognitivas. Esse tipo de ação traz para as crianças um aprendizado para a vida. Eles trabalharam de forma coletiva, dividindo espaços, ferramentas e respeitando todas as regras, com muita diversão. Saímos satisfeitos e já esperando a próxima edição”, disse Lucas Piovani, CEO da PiCode.
Saiba mais sobre essa parceria tecnológica
A PiCode une o mundo analógico com o digital, ensinando robótica, programação e cultura maker de forma prática e divertida. Com projetos criativos, os alunos aprendem a pensar criticamente, a colaborar e a criar soluções inovadoras. Abordagens práticas como o Maker Camp permitem que as crianças vivenciem o processo criativo completo, desde a identificação de um problema até a criação de uma solução. A parceria com o CEV Colégio promete muitas novidades relacionadas à cultura maker para o próximo ano.
Diversão no acampamento
Cinema, pizza, banho de piscina e atividades esportivas também fizeram parte do passeio. E se tem acampamento, tem fogueira. As crianças aproveitaram o céu estrelado para bater papo ao redor de uma fogueira, assando marshmallows, como manda a tradição. Essa foi a parte favorita da aluna Maria Eduarda: “Esse acampamento foi muito legal, a melhor atividade foi a fogueira com marshmallows à noite. E para completar, meu time foi campeão”, disse, orgulhosa, com a medalha no pescoço, já que sua equipe venceu na soma de pontos da competição.
Segundo Marcelo Lima, diretor da unidade Frei Serafim, esse é só o começo de uma série de momentos inesquecíveis do CEV Explorer.
“Tivemos uma estreia muito especial do ‘Explorer 2024’. Muitas atividades em um acampamento onde as crianças trabalharam em equipe, desenvolveram habilidades, curtiram o contato com a natureza e tiveram uma noite maravilhosa. E ainda vem mais aventura por aí”, anuncia o diretor