Notícias
Leitura desenvolve pensamento crítico. Veja estratégias para criar esse hábito!
20 de fevereiro de 2025
Ler expande a mente e amplia a visão de mundo, por isso é um hábito fundamental para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. O jovem que tem um contato mais próximo dos livros, artigos e outras formas de escrita, consegue somar um maior número de informações para seu repertório cultural.

Em um mundo cada vez mais repleto de fontes de informações, aprender a questionar, interpretar textos e formar opiniões com argumentos sólidos é uma habilidade necessária. Crianças e adolescentes precisam ser estimulados a criar o hábito da leitura o quanto antes, pois o contato com essas diferentes perspectivas ajuda na construção de identidade. Nesse processo, aprendem a desenvolver empatia e a enfrentar desafios da vida.

Tanto a escola quanto a família podem contribuir no incentivo à leitura, apresentando temas que interessam aos jovens e dando exemplo, mostrando o prazer de ler. Veja outras estratégias que ajudam a desenvolver esse hábito:
- Troca de livros e experiências de leitura: participar de clubes de leitura ou criar grupos com amigos para discutir livros pode aumentar o engajamento.
- Reservar um tempo: Para começar, reserve um período em que você pode se concentrar para ler, nem que seja apenas 15 a 30 minutos.
- Aproveitar adaptações cinematográficas: Assistir a filmes e séries inspirados em livros pode ser uma excelente forma de aumentar o interesse pela leitura.
- Desafios literários: Proponha uma meta de leitura, como ler um livro por semana. A leitura também pode ser uma parte divertida das férias.
- Pensar sobre o que foi lido: Refletir sobre a leitura ajuda a internalizar lições e insights, além de estimular a curiosidade e motivar a busca por mais informações ou sobre tópicos específicos.
- Relacione a leitura ao cotidiano: pense como a leitura pode ajudar nas decisões diárias, na argumentação em debates e até no desempenho acadêmico.