Notícias
Júri Simulado com alunos do CEV Colégio é aprendizado na prática com casos de relevância social
16 de junho de 2025
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do CEV Colégio participaram de uma verdadeira imersão em um julgamento criminal. Tudo faz parte de uma atividade educativa que desperta reflexões sociais e mostra a importância do debate democrático no poder judiciário. O Projeto Júri Simulado do CEV Colégio aconteceu nos dias 12 e 13 de junho, sob orientação da professora Carina Barroso, no Centro de Eventos Kennedy, com programação para todas as unidades CEV.
Assumindo papeis de promotores, defensores, advogados, testemunhas, juízes e réus, os alunos tiveram que usar habilidades de argumentação, raciocínio e talento para defender, de forma simulada, casos reais que tiveram grande repercussão no país, como o assalto ao Banco Central de Fortaleza, a Barragem de Brumadinho e o massacre do Carandiru.

Jovens mais conscientes da vida social
O Júri Simulado é uma oportunidade para que os estudantes possam conhecer de forma prática o funcionamento do sistema judiciário e os princípios de justiça, desenvolvendo habilidades importantes para a vida em sociedade. Ao assumirem diferentes papeis na simulação, os estudantes se preparam para a atuação, trabalham em equipe para analisar o caso e só então decidem sobre o veredito.
A coordenadora do Ensino Médio, Leliane da Silva, conta que os alunos desenvolvem no Júri um mundo de habilidades que vão além da sala de aula. “Se estendem realmente para a vida. Saber lidar com pressão, respeitar opiniões e tratar de assuntos complexos com maturidade. Eles passam por essa experiência e muitas vezes despertam a vocação pela área de Direito”.

Segundo Leliane, a atividade conta com a participação de pais e até profissionais da área. “Sempre recebemos apoio das famílias, advogados, defensores e juízes que se envolvem na preparação dos alunos. Fica ainda mais interessante com os temas que escolhemos, que são de grande repercussão e de conhecimento público”, completa a coordenadora.
Essa é uma dinâmica interdisciplinar que também ensina sobre a importância do diálogo e da argumentação bem fundamentada, além de exercitar a oralidade, a capacidade de tomar decisões e até compreender melhor os direitos e deveres dos cidadãos.

