Notícias

Inovação: como funciona a metodologia ativa no CEV Colégio?

8 de julho de 2024

O aluno como centro do processo de aprendizagem é uma abordagem inovadora que vem se mostrando extremamente eficaz na trajetória educacional das crianças, transformando a sala de aula tradicional. No CEV Colégio, a metodologia ativa é uma realidade que torna o aprendizado dinâmico e interativo, onde os alunos são instigados a explicar, questionar e construir o conhecimento por meio de atividades práticas, projetos, discussões e resolução de problemas.

Entre as estratégias utilizadas pelos professores para engajar a turma, está a aprendizagem cooperativa, na qual os alunos trabalham em equipe para concluir tarefas, trocando conhecimentos. Eles também são desafiados a resolver problemas reais, em diversas disciplinas, utilizando a criatividade para praticar o que estão estudando.

Gamificação como ferramenta pedagógica

Outra inovação que compõe a metodologia ativa aplicada no CEV é a gamificação, ou seja, o uso de elementos de jogos, como pontuações, níveis e recompensas. A incorporação desses elementos no processo de aprendizagem aumenta o engajamento e a motivação dos alunos.

Aprendizagem participativa

O coordenador pedagógico do CEV Colégio, professor Neto Ceará, explica que a metodologia parte do pressuposto de que os alunos não são meros espectadores na sala de aula. “Eles participam de forma efetiva. Incorporamos à nossa rotina escolar os quizzes e a recuperação paralela, outras estratégias nos levam para uma metodologia vencedora, eficiente e eficaz”, afirma Neto Ceará.

Quizzes diários

Os quizzes são aplicados ao final de cada aula, todos os dias. São três questões que testam o conhecimento dos alunos sobre o conteúdo do dia, tudo feito pelo celular. A participação contribui na média de notas dos simulados. Já a recuperação paralela é uma nova chance para quem não atingiu nota satisfatória na prova, semanal, com mais um teste aplicado no contraturno para recuperar o desempenho.

Além de mais interessados no aprendizado, os alunos desenvolvem outras habilidades como pensamento crítico, comunicação e colaboração. Também se tornam mais independentes, já que são responsáveis por seu próprio aprendizado.