Notícias

Grupos de Convivência do CEV Colégio são fundamentais no processo socioemocional dos alunos 

16 de abril de 2024

Em meio ao ritmo intenso de estudos e a ansiedade das atividades acadêmicas, os Grupos de Convivência montados pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) do CEV Colégio são novos respiros coletivos. A estratégia foi pensada para apoiar os alunos em suas demandas socioemocionais, envolvendo as turmas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio (especialmente o 3º ano).

Os encontros acontecem nos intervalos entre as aulas, nas três unidades do CEV. No último mês, os alunos do Ensino Fundamental mergulharam no aprendizado de habilidades essenciais para a resolução de conflitos. A turma foi convidada a encenar conflitos comuns do seu dia-a-dia, sugeridos por eles mesmos. Ao final da encenação, conversaram sobre as percepções e receberam orientações das psicólogas sobre como resolver tais problemas de forma assertiva e não-violenta.

“Foi incrível ver o empenho e a dedicação de cada um na busca por relações mais saudáveis e respeitosas. Juntos, estamos construindo um ambiente escolar ainda mais harmonioso e acolhedor”, comenta a psicóloga Glenda Soares.

Expectativas e objetivos pessoais

Já o Grupo de Convivência com o Terceirão levantou reflexões profundas sobre expectativas e objetivos pessoais para um ano letivo tão decisivo. Em grupo, com apoio das profissionais, traçaram estratégias realistas para alcançar as metas, fortalecendo laços e preparando-se para os desafios.

Os alunos participaram de um jogo da memória em que deveriam encontrar os pares de expectativa versus realidade. As situações do jogo remetem ao que costumam vivenciar, como escolha profissional, cronograma de estudos, ansiedade em provas, gerenciamento de tempo, concentração, entre outros. Durante a dinâmica, os alunos tiveram a oportunidade de falar sobre as dificuldades que estão enfrentando e compartilhar estratégias que utilizam para lidar com essas questões.

Bônus: Intervalo Cultural

Ainda com o objetivo de cultivar conexões positivas no ambiente escolar, alguns intervalos  são preenchidos com atividades práticas para desenvolver habilidades essenciais de relacionamento. Assim, aprendem a nutrir relações positivas, promovendo um ambiente escolar ainda mais acolhedor e inspirador. “Estamos construindo laços que fortalecem nossa comunidade educacional”, conclui a psicóloga Glenda Soares.