Notícias
Entenda a importância das regras no desenvolvimento infantil
12 de fevereiro de 2025
Da mesma forma que a rotina é fundamental para o desenvolvimento das crianças, as regras cumprem um papel essencial para estimular o autocontrole. Desde cedo, elas aprenderam que viver em sociedade exige respeito, responsabilidade e limites, e isso é construído tanto no ambiente escolar quanto em casa.
Na escola, as regras são apresentadas de maneira clara e pedagógica, ajudando os alunos a compreenderem a importância da organização e da convivência harmoniosa. Respeitar o horário das aulas, cuidar do material escolar e tratar os colegas com gentileza são alguns exemplos de normas que ensinam disciplina e colaboração. Além disso, o ambiente escolar incentiva o diálogo sobre as regras, permitindo que as crianças compreendam seus propósitos e desenvolvam senso crítico.

Regras devem ser colaborativas
Desde bem pequenas, é necessário que as crianças aprendam a conviver com os combinados e os limites, assim lidam melhor com os desafios da vida. O mais importante é que as regras sejam sempre coerentes, firmes, constantes, consequentes e adequadas à faixa etária da criança.
De acordo com a diretora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do CEV Colégio, Viviane Vieira, para que as regras realmente garantam seus benefícios, é essencial que elas sejam estabelecidas de maneira colaborativa, o que envolve um diálogo entre a criança e os adultos que a orientam.
“Esse diálogo possibilita processos ativos de tomada de decisão e a criação de normas para a organização de ambientes, seja escolar ou familiar. Essa prática incentiva a autonomia nas relações interpessoais e contribui para a disciplina em sala de aula. Quando as crianças são incluídas na criação das regras, elas têm a oportunidade de compreender a importância dessas normas. Participar da definição de como funcionará a sala de aula faz com que se sintam mais comprometidas em seguir regras que ajudaram a implementar.

Família ensina sobre equilíbrio
Em casa, os pais e responsáveis precisam estabelecer horários para refeições, momentos de estudo e brincadeiras, levando a criança a entender que existe um equilíbrio entre deveres e lazer. Quando os adultos demonstram coerência e cumprem as regras que estabelecem, dão o exemplo, tornando o aprendizado mais natural.
A parceria entre escola e família é essencial para que as crianças assimilem a importância das regras de maneira positiva. Aprender sobre seus limites na convivência em sociedade, ajuda os pequenos a se sentirem mais seguros e desenvolverem autonomia, sabendo que o cumprimento das normas é um passo importante na sua jornada.

