Notícias

Ensino Integral do CEV Colégio oferece alimentação saudável e inclusiva

29 de maio de 2024

Com horas estendidas na escola, a alimentação precisa ser reforçada, com tudo que uma criança necessita para crescer forte e saudável. Assim, o CEV Colégio oferece um cardápio de almoço e lanche totalmente personalizado para seus alunos do Ensino Integral. Durante a elaboração das refeições, são consideradas as restrições alimentares individuais, buscando sempre uma dieta equilibrada e inclusiva.

A alimentação é planejada pela Hora do Recreio, empresa do Grupo CEV que funciona dentro das unidades CEV e é responsável pela fabricação dos pratos que as crianças tanto amam. Toda sexta-feira os pais recebem o cardápio com os alimentos que serão ofertados para os alunos na semana seguinte. As refeições incluem sempre mais de uma opção de carboidrato, proteína, saladas e frutas.

Cardápio é personalizado

A nutricionista da Hora do Recreio, Mayrla Barros, explica que as refeições são pensadas para garantir todos os nutrientes necessários para a qualidade de vida das crianças, priorizando alimentos saudáveis. E que esse hábito deve ser levado para casa.

“Ao longo da semana oferecemos pratos variados, sempre com frutas e legumes. As crianças que têm alergias e restrições, recebem uma outra opção para substituir aquele alimento do cardápio. Isso acontece todos os dias, acompanhado de perto por nossas auxiliares. Evitamos produtos industrializados e frituras, além de incluirmos itens como aveia no preparo das receitas. É interessante que as famílias sigam esse mesmo processo, inclusive os horários das refeições durante o fim de semana, assim as crianças criam uma relação de rotina saudável com a alimentação”, informa a nutricionista.

Tem novidade para 2025

Além da oferta de refeições personalizadas, a escola pretende ampliar o programa de educação nutricional, integrando à programação pedagógica novas atividades sobre a importância de uma alimentação equilibrada e saudável. Segundo Mayrla, em 2025 os cardápios serão divididos por ciclos educacionais, com uma programação exclusiva para a Educação Infantil e outra para o Ensino Fundamental.

“Teremos oficinas de culinária para os alunos, ensinando a preparar lanches saudáveis e a entender mais sobre os alimentos que consomem. Também uma capacitação para as auxiliares responsáveis pelo incentivo, que acompanham de perto cada refeição das crianças. Elas conseguirão detalhar aos pais o que as crianças estão comendo mais, o que estão deixando de lado, todas as informações dia a dia. Queremos trazer mais os pais para esse processo, inclusive com uma cartilha de toda a alimentação ofertada no Ensino Integral durante o ano. São muitas novidades”, anuncia Mayrla Barros.