Notícias

Dia da Nutrição destaca a importância de uma alimentação escolar saudável

1 de abril de 2025

Nesta segunda-feira, dia 31 de março, é comemorado o Dia da Nutrição, uma data para lembrar a importância de cultivar bons hábitos alimentares. No CEV Colégio, essa área é praticamente uma nova disciplina, já que os alunos começam a aprender a fazerem boas escolhas ainda bem pequenos.

A alimentação ofertada na escola e todo o processo de conscientização que a envolve, levando os alunos a escolherem alimentos mais saudáveis, é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Os hábitos alimentares adquiridos ao longo dos anos influenciam diretamente a aprendizagem, a concentração e a energia para as atividades diárias.

Na Educação Infantil, o organismo está em pleno desenvolvimento. Para que as crianças cresçam saudáveis, é necessário garantir uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes como ferro, cálcio, vitaminas e proteínas.

Jovens também precisam cuidar da alimentação

Quando maiores, os alunos precisam de energia para enfrentar a rotina escolar e manter o foco nas atividades pedagógicas. Uma alimentação balanceada ajuda a melhorar a memória, a atenção e o desempenho acadêmico. O consumo adequado de frutas, verduras, cereais e proteínas favorece o funcionamento do cérebro e fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças.

No CEV Colégio, a alimentação é oferecida pela Hora do Recreio, empresa própria do Grupo CEV, que já nasceu com suas propostas alinhadas à educação. As cantinas disponibilizam lanches saudáveis e diversos, como sanduíche natural, suco de fruta, entre outros. Na unidade Kennedy, também é possível almoçar no self service montado no refeitório, além do serviço de quentinhas, com cardápio variado todos os dias.

Almoço na escola

A atenção das nutricionistas da Hora do Recreio é redobrada com os alunos do Ensino Integral, que lancham e almoçam todos os dias na escola. O cardápio é preparado com antecedência e aprovado pelos pais, sempre incluindo itens que os alunos gostam, mas também sejam pratos ricos em nutrientes fundamentais para a faixa etária atendida. Frutas e legumes estão sempre na lista do dia.

Nesse contexto, a escola fornece refeições nutritivas, ensina os alunos sobre a importância desse hábito e conta com o reforço dos pais, para seguirem o exemplo em casa. O envolvimento das famílias nesse processo é essencial para que os bons hábitos alimentares sejam incorporados no dia a dia, mesmo no período de férias.