Notícias

Cuidando da mente: alunos atletas do CEV Colégio recebem apoio psicológico reforçado

11 de junho de 2025

Para os alunos atletas, conciliar treinos, competições e atividades escolares é um desafio constante, que exige tanto preparo físico quanto equilíbrio emocional. No CEV Colégio, todos os alunos recebem apoio psicológico da equipe do Serviço de Orientação Educacional (SOE), mas os jovens talentos do esporte têm um reforço especializado para manter o bem-estar mental mesmo diante dos maiores desafios.

O CEV Colégio possui em todas as suas unidades atletas de nível nacional, no karatê, judô, jiu jitsu, voleibol, entre outras modalidades. Os professores de Educação Física e os das atividades extracurriculares estão sempre atentos para a descoberta de novos talentos, incentivando que descubram suas paixões. Os profissionais do SOE fazem um trabalho em conjunto com a equipe esportiva da escola, buscando proporcionar ambientes acolhedores e que ajudem a lidar com toda a pressão das competições. 

Acompanhamento individualizado e apoio emocional 

Além de rodas de conversa, apoio emocional e acompanhamento individualizado ao longo da jornada acadêmica, a comunidade escolar também se empenha em acompanhar a caminhada esportiva desses atletas, incentivando cada passo. Os exercícios são no sentido de desenvolver habilidades de foco, autoconfiança e controle da ansiedade, para que a rotina intensa de treinos e disputas não atrapalhe o rendimento escolar, mas seja uma ferramenta potencializadora de bons resultados.

“Estamos fortalecendo o apoio emocional contínuo aos alunos atletas, para que se sintam bem antes, durante e depois das competições. Sempre conversamos antes das disputas, apoiamos nos jogos e também conversamos após as competições, em momentos de escuta acolhedora, vibrações positivas e cuidados com a saúde mental dos nossos talentos. No CEV, preparamos campeões dentro e fora das quadras”, destaca a psicóloga do SOE, Polliana Melo.

Ao lado dos atletas

Luís Gustavo, por exemplo, é campeão mundial de Karatê na Sérvia. Ao conquistar o ouro no maior campeonato mundial de esporte escolar, a Gymnasiade, o estudante agradeceu o fundamental apoio do CEV na maior vitória da sua história até o momento. “Treino muito para ter um desempenho de excelência, mas também me preparo mentalmente, recebo total apoio da equipe do CEV, que vem me acompanhando nessa jornada”, disse. O karateca, assim como outros atletas da escola, costuma ser acompanhado de perto por uma equipe CEV, além de receber o reconhecimento dos colegas e professores.