Notícias

Cuidado integral: conheça as profissionais que dão suporte às crianças em sala de aula

2 de outubro de 2024

Cuidado e atenção em tempo integral é uma das estratégias que o CEV Colégio utiliza com os alunos para garantir um pleno desenvolvimento de suas habilidades. Na Educação Infantil, as turmas contam com uma ampla equipe de profissionais para o suporte contínuo com as crianças.

Além das professoras titulares, que assumem o comando das turmas, cada sala possui pelo menos mais uma profissional de apoio pedagógico, disponível para ajudar em toda a rotina escolar das crianças. O auxílio vai além das atividades pedagógicas, sendo suporte para higienização, segurança e organização dos alunos, dentro e fora da sala de aula. Esse apoio segue até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Equipe ampliada para os babies

As turmas do Berçário ao Infantil III ganham, ainda, um reforço das cuidadoras. O CEV Baby disponibiliza pelo menos três profissionais para cada turma com crianças de 4 meses a 3 anos, que precisam de uma atenção especial com os cuidados de alimentação e higiene.

“Todas essas profissionais são fundamentais para atingirmos as metas traçadas para o desenvolvimento das crianças em cada etapa, nos aspectos cognitivo, afetivo, social, entre outros. Temos o cuidado de selecionar criteriosamente quem cuida dos nossos bebês todos os dias, então elas possuem as qualificações técnicas, além de fazerem tudo com muito amor. Essa rede de suporte montada no nosso CEV Baby é um grande diferencial da escola, impactando positivamente em toda a jornada acadêmica dos nossos alunos”, explica Marli Oliveira, coordenadora de Educação Infantil do CEV Colégio.

Segundo Marli, cada profissional desempenha um papel importante na condução das atividades diárias em sala de aula. “E se avaliarmos a necessidade de um apoio a mais sob demanda de alguma turma específica, também disponibilizamos uma quarta profissional auxiliar”, afirma. 

Profissionais de psicologia também dão suporte

Aí entram em cena as acompanhantes terapêuticas, profissionais de psicologia que auxiliam as crianças atípicas em suas demandas diárias. As AT’s, como são chamadas, fazem um trabalho junto ao Serviço de Orientação Educacional (SOE) do CEV, avaliando constantemente o desenvolvimento dos alunos atendidos.

Desde as professoras titulares, passando pelas profissionais de apoio pedagógico, cuidadoras, até as acompanhantes terapêuticas, participam de todas as formações promovidas pela escola. A capacitação contínua é essencial para que toda a equipe esteja alinhada na oferta de um ensino de alta qualidade, adaptado às necessidades e características das crianças, além de garantir seu próprio desenvolvimento como profissionais da educação.