Notícias
CEV Baby incentiva as crianças a expressarem melhor seus sentimentos e emoções
10 de junho de 2025
Aprender a lidar com os sentimentos é tão importante quanto aprender a ler e escrever. Assim, a escola tem um papel essencial no desenvolvimento emocional dos pequenos desde a Educação Infantil. No CEV Baby, os alunos encontram um espaço de acolhimento, escuta e respeito.

Socioemocional na Educação Infantil
Com o programa LIV – Laboratório Inteligência de Vida, a escola busca formar bem mais que bons alunos, mas pessoas felizes, empáticas e preparadas para a vida. Semanalmente, as professoras reservam um tempo para conversar com alunos exclusivamente sobre a importância de compreender emoções como tristeza, alegria, frustração, entre outras. As atividades são sempre lúdicas, com contação de histórias e dinâmicas interativas que estimulam a auto reflexão. Aos poucos, as crianças aprendem a compreender e expressar seus sentimentos de forma saudável.

Espaço para falar e ser ouvido
Momentos como rodas de conversa ou simples perguntas como “Como você está se sentindo hoje?” ajudam as crianças a refletirem sobre seus sentimentos e aprenderem a colocá-los em palavras. Quando a criança sente que pode falar sem medo, ela desenvolve mais segurança emocional.
Expressar com arte
Desenhar, pintar e cantar, são formas ricas e naturais de expressão. A arte permite que a criança coloque para fora o que muitas vezes não consegue dizer com palavras, além de estimular a criatividade e a sensibilidade.

Emoções nas histórias
Contar histórias que abordem emoções e situações do dia a dia ajuda as crianças a se reconhecerem nos personagens e a entenderem que sentir tristeza, raiva ou medo faz parte da vida. Isso desenvolve empatia e promove conversas importantes sobre como lidar com essas emoções.
Relações baseadas em respeito
A escola valoriza o respeito, o diálogo e a escuta, ensinando de forma prática como lidar com o outro. Aprender a ouvir, respeitar as diferenças e trabalhar em grupo fortalece as habilidades emocionais e sociais.

Professores preparados para acolher
Os professores estão sempre prontos para perceber as particularidades de cada aluno, sem julgar e percebendo seus sinais emocionais. Isso contribui diretamente para o bem-estar das crianças. Uma palavra gentil pode fazer toda a diferença.
