Notícias

Como escola e família trabalham juntas na adaptação escolar dos alunos?

10 de fevereiro de 2025

As primeiras semanas de aula podem ser desafiadoras para crianças e pais, especialmente para os pequenos que estão indo à escola pela primeira vez, alunos mudando de ciclo ou a troca de escola. A adaptação escolar é um processo gradual, que envolve não apenas os estudantes, mas também seus responsáveis. As famílias também são aprendentes. No CEV Colégio, uma equipe de psicólogos do Serviço de Orientação Educacional (SOE) auxilia nessa fase.

Alimentação balanceada

Uma nutrição adequada é fundamental para o desenvolvimento e energia das crianças. No CEV Colégio, os babies aprendem isso desde cedo, sendo incentivados a preferir alimentos mais nutritivos. Os papais devem preparar lanches saudáveis e equilibrados, incluindo frutas, vegetais e proteínas. Porém, se a correria do dia a dia não permitir esse cuidado, a escola disponibiliza lanches e almoço, com diversas opções naturais, à venda diariamente.

Estabelecendo rotinas

As crianças aprendem mais em ambientes estruturados. É importante criar e respeitar uma rotina consistente em casa, estabelecendo horários para dormir, acordar, fazer refeições e atividades. Isso ajuda na adaptação à nova rotina escolar e proporciona um senso de segurança para os pequenos.

Foi assim que a Samia Rixelly Vieira, mãe do aluno Daniel Júnior, conseguiu reduzir os impactos da mudança entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. “Voltar das férias já é difícil, e voltar em um novo contexto escolar, então?! Para isso, mantivemos todas as terapias e atividades rotineiras do Daniel, a pausa foi apenas na escola. Ele é apaixonado pelo CEV, e voltar a ver os amigos o fez muito bem. Esse é um ponto que ajuda bastante, a questão de ser a mesma turma, eles seguem juntos um caminho, onde se sentem mais seguros”, disse.

Comunicação aberta

Também ajuda conversar com a criança sobre a escola de maneira positiva e empolgante, estar aberto para ouvir suas preocupações e ansiedades, transmitir confiança e reforçar a ideia de que a escola é um lugar seguro e divertido. À medida que compartilham emoções, pais e filhos constroem uma base sólida para enfrentar desafios juntos.

Esse é o primeiro ano de vida da Maria Medina e também o primeiro ano escolar. Ela é uma das babies do Infantil I do CEV Frei. “Ela ainda não tinha convivência com tantas crianças, então no início houve uma certa resistência, mas minha esposa e eu fizemos questão de acompanhar esse começo, nos revezando ao deixar e buscar, sempre dialogando com ela, ressaltando os pontos positivos da escola: brincar, fazer amigos e etc.”, conta o pai Daniel Munhoz. 

Para ele, a sistemática de acolhimento adotada pelo CEV facilitou esse processo. “Gostamos muito, desde a proposta da semana de adaptação ao carinho das professoras em deixar mais leve o momento. Hoje ela já está pedindo para ir à escola, apaixonada pelas tarefinhas de casa, e estamos muito felizes com esse começo de jornada”, completa.

Estímulo à independência

É importante incentivar a independência da criança, mesmo nas tarefas mais simples. Isso inclui trocar de roupa, arrumar a mochila e cuidar de seus pertences. Desenvolver habilidades de autocuidado contribui para a confiança e facilita a adaptação à dinâmica escolar.

Participação ativa dos pais

Os pais precisam participar de forma engajada da comunidade escolar. Colaborar com os professores cria uma rede mais forte de apoio ao desenvolvimento do aluno

A adaptação escolar é um processo contínuo que demanda paciência, compreensão e colaboração entre pais, crianças e educadores. Ao seguir essas dicas, você estará contribuindo para uma transição mais suave e positiva, promovendo o bem-estar e o sucesso acadêmico de seu filho.