Notícias
CEV Colégio utiliza Projeto Árvore para engajar alunos com tecnologia e leitura
19 de abril de 2024
Projetos são excelentes estratégias para estimular a leitura com os alunos de forma mais lúdica e descontraída. No CEV Colégio, há um leque de oportunidades para que os alunos estejam sempre próximas dos livros, conhecendo diferentes autores, trocando impressões sobre as narrativas e cultivando esse hábito diariamente.
O Projeto Árvore é uma dessas ideias que florescem as habilidades dos alunos com diversão. Por ser uma plataforma gameficada, a tecnologia se torna aliada do conteúdo, promovendo muito mais aprendizado em uma geração que já é nativa digital.
A plataforma oferece leituras interativas diversificadas para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Uma das principais ações é suscitar o gosto pela leitura de forma individual e coletiva, além de promover a interdisciplinaridade, já que todo o conteúdo dialoga com a Literatura e a Redação. O resultado é a construção de um repertório favorável à oralidade e produção textual.
A coordenadora do Árvore no CEV Colégio, Águeda Nívia, conta que os educadores se envolvem nas formações e são direcionados para desenvolver com segurança as propostas do projeto. “Assim eles podem indicar obras temáticas que realmente encantem os estudantes, integrando com o planejamento pedagógico da escola e com todas as habilidades que trabalhamos, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, disse.
Águeda anunciou, ainda, algumas novidades planejadas para 2024. Junto com o Projeto Árvore, o CEV vai promover a participação na Olimpíada Nacional da Árvore, atividades como painéis de leitura, bate-papos literários, gincanas intertextuais, saraus e muito mais. “Todas as ações ajudam no engajamento dos alunos com a leitura, sinalizando habilidades de compreensão, análise de textos e produções significativas com repertórios sólidos”, completa a coordenadora.